GT59: Migrações, Educação e Identidades
Resumo
O objetivo deste Grupo de Trabalho (GT) é congregar pesquisas que se dediquem ao campo dos processos migratórios – tanto os de caráter histórico, contextualizados nos séculos XIX e XX, como os contemporâneos, neste início de XXI – e seus múltiplos desdobramentos e desafios em seus processos sociais e históricos, sejam eles identitários, culturais, econômicos, educacionais, religiosos, entre outros. Nesta perspectiva, também contempla as diversas abordagens e fontes concernentes com a temática – relatos orais e autobiográficos, imprensa, literatura, entre outras. Em propósito interdisciplinar, o GT abarca uma discussão que incentiva o diálogo de pesquisas de distintos campos do conhecimento, entre estes, História, Sociologia, Antropologia, Educação, Comunicação Social, Desenvolvimento Regional. As migrações – internacionais e internas – são um fenômeno presente na trajetória humana, interface de nossa humanidade que tem se intensificado nos últimos dois séculos e meio, vinculadas às novas possibilidades, dentre estas, a ampliação e diversificação dos meios de transporte, comunicação e tecnologias, mutações nas relações sociais, conflitos geopolíticos, territoriais, étnicos e religiosos, catástrofes ambientais, além, da busca por mudanças e melhores condições de vida. A análise destes fenômenos contribui de forma significativa para uma compreensão mais aprofundada e acurada dos efeitos que estes processos geram nas sociedades de saída e nas sociedades receptoras, os atritos, estranhamentos e trocas, os discursos e as políticas de inclusão e exclusão. No tocante às questões teóricas, metodológicas e discursivas, se as narrativas migratórias históricas, especialmente para com grupos étnicos como italianos, alemães e poloneses, tinham marcados os discursos laudatórios e enaltecedores, muitas vezes aliados às narrativas de memorialistas ou de sujeitos com autoatribuições identitárias e étnicas, as abordagens mais recentes sobre o campo histórico e atual tem se caracterizado pela criticidade, o diálogo interdisciplinar e a ampliação do escopo de fontes e possibilidades de análise, principalmente, na reflexão sobre os processos educativos escolares dos migrantes. Neste mesmo sentido, as migrações atuais são um fenômeno que exige olhares atentos. A partir desta conjectura, e partindo da importância da temática, almejamos com este grupo de trabalho oportunizar um espaço dinâmico de diálogos e debates, contribuindo para alargar as possibilidades de pesquisa no campo de estudos em escopo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.