GT62: Mundos do Trabalho na Ibero-América: Resistência, trabalho e lutas na Contemporaneidade
Resumo
Nas últimas décadas vem se observado na historiografia global um esforço em diversificar os temas e abordagens referentes ao estudo e compreensão da formação da classe trabalhadora, em seus múltiplos aspectos. São interpretações que investigam os trabalhadores e trabalhadoras no âmbito do espaço fabril e fora dele, no espaço rural e urbano, no cotidiano, bem como a construção de direitos e os embates no campo jurídico (com destaque para a grande ampliação dos estudos com fontes da Justiça do Trabalho), além de de clivagens de raça, etnia e gênero. De maneira geral, as lutas e resistências empreendidas pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras e as suas diversas formas de organização e de cultura de classe são o foco desse Grupo de Trabalho. O GT busca reunir pesquisadores que examinem as tensões entre trabalho e capital dentro e fora dos locais de trabalho, e, discutam a presença da classe e seus representantes na política, nas instituições e na sociedade, observando a relevância dos costumes e dos direitos. Pretende-se abarcar diversas proposições de temas, dentre eles: as transformações nos processos produtivos e nas relações de trabalho; a exploração e as condições de trabalho e a saúde, incluindo acidentes de trabalho; o cotidiano fabril e no campo; culturas de classe; processos disciplinares; as variadas formas de resistência à exploração; as experiências de controle e gestão operária; e as diferentes formas de organização dos trabalhadores (irmandades, sociedades mutuais, sindicatos, partidos, clubes, associações de lazer, esporte operário). Além de todos estes temas, o GT também abarca estudos sobre as tensões provocadas pela retomada das políticas neoliberais recentes no Brasil e na América Latina que vem impactando na vida dos trabalhadores e trabalhadoras com a retirada de direitos conquistados a duras penas, bem como as lutas recentes, empreendidas pelos povos latino-americanos contra as reformas neoliberais. Almejamos reunir pesquisadores das áreas das humanidades que dialoguem com outras disciplinas – como a Economia, Direito, Sociologia, Ciência Política, Antropologia – e que valorizem a interdisciplinaridade para o estudo do processo de constituição da classe trabalhadora na Ibero-América.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.