GT66: Patrimônio Educativo, Cultura Escolar e História da Educação
Resumo
O GT Patrimônio Educativo, Cultura Escolar e História da Educação pretende ser um espaço de socialização de pesquisas em andamento e/ou concluídas, a fim de aprofundar aspectos relativos à memória da educação em suas diferentes interfaces, tendo como objeto central o diálogo entre o patrimônio educativo e a cultura escolar. Os vestígios encontrados nas escolas oferecem um terreno fértil para a compreensão da materialidade das relações que são construídas, historicamente, no cotidiano da escola e fora dela. Deste modo, a guarda e a preservação desses vestígios contribuem para a realização de pesquisas sobre a trajetória histórica das instituições educativas e, também, sobre as práticas e saberes desenvolvidos no seu interior. Atualmente, presenciamos um movimento forte, dentro e fora do país, de recuperação, preservação, guarda e divulgação do patrimônio educativo. Além disso, este vem sendo pensado no campo do patrimônio cultural, no qual emergem inúmeras experiências voltadas para a preservação do patrimônio educativo e o museísmo pedagógico, ou seja, espaços físico e/ou virtuais que permitem reconstruir a memória educativa coletiva. São objetivos deste Grupo Temático: oportunizar o encontro de pesquisadores/as e acadêmicos/as da área da educação que tem como foco a história da educação, o patrimônio educativo e repositórios digitais; fortalecer o debate teórico sobre o tema patrimônio educativo; dar visibilidade às experiências de preservação dos vários patrimônios educativos e espaços (físicos e virtuais) de memórias; propor políticas públicas que valorizem o patrimônio educativo, bem como sua difusão. Serão acolhidos trabalhos que tratem: do patrimônio educativo como produto e produtor de distintas culturas escolares; de metodologias de pesquisa; de análises críticas sobre as políticas públicas vigentes no campo da preservação do patrimônio escolar; de ações que visem à preservação do patrimônio material e imaterial das escolas; da história de instituições escolares; de análises de experiências e práticas desenvolvidas no âmbito da cultura material dos repositórios digitais, museus da educação e dos museus virtuais; de investigações que se debruçam sobre o patrimônio material e imaterial das instituições educativas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.