GT72: Rádio, Mídias Sonoras e reconfigurações contemporâneas: papéis, contribuições e sentidos de permanência no atual contexto de desafios da Ibero-América
Resumo
O GT propõe debater e refletir sobre produção, emissão, circulação, recepção, audiência e consumo do rádio, áudio e demais mídias sonoras na contemporaneidade, evidenciando papéis, contribuições e sentidos de permanência no atual cenário de desafios das sociedades ibero-americanas. Busca-se (re) afirmar a importância do radiofônico e outros meios sonoros, como o podcast, destacando suas transformações para a disseminação de informação, cultura, educação, conhecimento e para (re)construção da democracia da comunicação e das próprias nações da Ibero-América. Com características potencializadas ao transbordarem do analógico para as plataformas digitais, renovados e transmutados, os meios sonoros, sobretudo o rádio, adquirem cada vez mais sentidos de permanência e de importância num cenário contemporâneo em que se aprofunda a centralidade da comunicação, da informação para a construção social das realidades onde se inserem. Principalmente o rádio, destacado por grande adaptação às modificações tecnológicas ao longo de sua centenária história, permanece como um dos meios mais populares e de maior alcance e acesso à sociedade. Vem gradativamente aumentando potencialidades, metamorfoseando e adequando suas características para cumprir a função social de levar à audiência, seja nas ondas hertzianas, seja nas ondas virtuais, informação e comunicação de interesse público. Trata-se dos sistemas de radiodifusão comercial, público e estatal, onde se incluem rádios educativas e universitárias, de emissoras de antena e da web assim como dos variados formatos de áudio, veiculados cada vez mais por diversos suportes e plataformas. Deste modo, pretende-se discutir potencialidades, experiências e papéis sociais dos meios no estímulo ao exercício da cidadania, no respeito à diversidade sociocultural, na defesa dos direitos humanos, na análise crítica da mídia e demais temáticas de interesse da sociedade. As reflexões sustentam-se em aportes metodológicos e teóricos e obras canônicas que abordam o rádio, mídias sonoras e suas interfaces, aproximando-se dos estudos da comunicação, da história dos meios sonoros, suas formas de produção e funções sociais. Não ficando, no entanto, restritos, mas estabelecendo diálogos em movimentos inter e multidisciplinares com outras áreas como da Educação e Humanidades. Assim, o GT objetiva contribuir para que o rádio e demais mídias sonoras marquem a diferença nas diversas plataformas tecnológicas contemporâneas e efetivamente desenvolvam seus decisivos papéis, voltados ao interesse público, de produzir e emitir informação, comunicação, educação e cultura, participando da produção de conhecimento e da (re)construção da democracia na comunicação e das próprias democracias na Íbero-América.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.