GT73: Relações de Gênero, Família, Infância e Juventude: em foco práticas, discursos e direitos
Resumo
Esta proposta de Grupo de Trabalho acolherá investigações que abordem temáticas relativas às relações de gênero, família e ao universo das infâncias e juventudes. Estes temas socioculturais são processos historicamente construídos, transversalizados por questões políticas e econômicas evidenciando-se como um campo de pesquisas que podem trazer à tona diferentes agenciamentos de diferentes sujeitos ou grupos históricos. Buscamos com esta proposta superar as visões balizadas pela vitimização ou culpabilização, bem como, abrir espaço para a perspectiva teórica da interseccionalidade de categorias, tais como: gênero, geração, étnico-raciais, classe, lugar de origem, etc. Neste domínio, serão bem-vindos os trabalhos que contemplem fontes documentais escritas, orais e audiovisuais, analisadas sob diversas perspectivas metodológicas, bem como trabalhos sobre instituições, mídias e direitos, dentre outros. Almeja-se com este Grupo de Trabalho temático adensar o diálogo entre diferentes campos de saber das Ciências Humanas e Sociais, a partir de percursos de análise que focalizam, dentre outros aspectos, os arranjos de família, as práticas laborais e lúdicas, as religiosas, as educacionais, os movimentos populacionais, a implantação de políticas sociais, o universo do consumo, das leis e das artes. A proposta do “Grupo de Trabalho Relações de Gênero, Família, Infância e Juventude: em foco práticas, discursos e direitos”, visa construir um espaço capaz de congregar pesquisadores experientes na área, de incentivar novos pesquisadores, de promover a releitura de temas consagrados, de propor novas possibilidades temáticas e de permitir discussões conceituais. Espaço, este, que se mostra oportuno tendo em vista o interesse que às temáticas suscitam nos distintos setores da sociedade seja de um tempo pretérito ou de um tempo presente, tanto no Brasil, quanto no cenário internacional. Em suma, este Grupo de Trabalho visa contribuir para o fortalecimento dos campos de estudos de gênero, infâncias e juventudes, entendo-os como centrais para às áreas das ciências humanas e da educação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.