GT75: Tecnologias Digitais e Práticas Educativas
Resumo
As tecnologias digitais têm sido incorporadas ao dia a dia das pessoas, afetando suas subjetividades. Compreender a tecnologia como um instrumento de mediação da atividade humana, é significá-la não como mero recurso, mas como artefato que acarreta mudanças no funcionamento cognitivo e relacional. A possibilidade de gerar vivências no espaço virtual modifica o sujeito e a cultura. A escola está inserida nesse cenário de constantes transformações, sendo impactante sobre os sujeitos envolvidos nos processos educativos. A inserção das tecnologias digitais pelos professores nas atividades pedagógica não é uma tarefa fácil. Tanto a formação inicial e continuada parecem ainda não estar respondendo às necessidades dos professores e ao desenvolvimento de saberes específicos para uso da tecnologias com propósito de promover a aprendizagem dos estudantes. Há indicação nas políticas educacionais à importância do uso das tecnologias digitais pelas instituições escolares tanto como instrumento para a aprendizagem como oportunidade de proporcionar a inclusão digital dos estudantes. Nesta perspectiva, a pesquisa tem um papel fundamental a fim de investigar como as tecnologias digitais têm sido inseridas, considerando seu uso numa visão reflexiva e crítica. A inserção das tecnologias digitais nas práticas educativas é um fenômeno complexo e exige estudos por diferentes abordagens teóricas para dar conta do amplo espectro de problemáticas e desafios que ocorrem nos diferentes níveis da educação. Portanto, este GT tem como objetivo propor discussões teóricas, relatos de experiência, resultados de pesquisa parcial ou pesquisa concluída, experiências pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica ou no Ensino Superior, contemplando as seguintes temáticas: “Tecnologias digitais e formação docente”, que propõe investigar aspectos relacionados à formação inicial e continuada para o uso das tecnologias; “Políticas públicas e demandas educacionais para a implementação das tecnologias digitais”, que trata de políticas educacionais direcionadas à inserção das tecnologias; “Praticas educativas digitais”, que aborda questões relacionadas à forma como as tecnologias têm sido inseridas nos diferentes níveis de ensino.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.