A ESCOLA E A DISCUSSÃO DO REASSENTAMENTO POPULACIONAL EM CUBATÃO, SP
DOI:
https://doi.org/10.18616/ce.v9i2.4142Resumo
Este artigo tem como propósito descrever o projeto escolar “O Meio Ambiente é Aqui” e analisar se o projeto manteve-se fiel à metodologia interdisciplinar. O projeto foi realizado em 2011 em uma escola estadual que se encontra em área de conservação ambiental (APA) na Serra do Mar paulista, no município de Cubatão/SP. Esta área, regulamentada como unidade de conservação pela Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo, foi ocupada por moradores e, durante a elaboração deste projeto, passava por um processo de remoção e reassentamento populacional. A equipe escolar conduziu o desenvolvimento do projeto, após apropriar-se dos problemas daquele espaço e agiu buscando soluções para a população escolar e para a comunidade local afetadas pelo reassentamento.
Referências
COBRAPE , Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos. Recuperação da Serra do Mar passa por solução habitacional. Disponível em: <http://www.cobrape.com.br/det_noticia.php?id=145>
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996(1979,2011).
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LÓPEZ, JaumeSarramona. Educação na família e na escola. São Paulo: Gente, 2002. 184 p.
OLIVEIRA, Lívia. Percepção Ambiental. 2012. Disponível em:<http://vampira.ourinhos.unesp.br/openjournalsystem/index.php/geografiaepesquisa/article/view/135/68>.
REVISTA SERRA DO MAR – Publicação especial do Governo do Estado de São Paulo – Novembro de 2007 – ano I – nº I
SÃO PAULO (Estado), Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE. ,Programa Cultura é Currículo. Disponível em: <http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/programa.aspx >.
SÃO PAULO (Estado), Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT. Relatório Técnico IPT nº 97 082-205 Análise de Riscos Geológicos e Geotécnicos dos Bairros Cota 95/100, 200 e 400 no Município de Cubatão, SP, outubro de 2007. Disponível em: <http://www.habitacao.sp.gov.br/secretariahabitacao/downloads/serra_do_mar/tecnico-bairro-cota200.pdf>
SÃO PAULO (Estado), Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT. Relatório Técnico IPT nº 98 277-205 Análise de Riscos Ambientais Relacionados ao Bairro Cota 400, Cubatão, São Paulo, janeiro de 2008. Disponível em: <http://www.habitacao.sp.gov.br/secretariahabitacao/downloads/serra_do_mar/tecnico-bairro-cota400.pdf>.
SÃO PAULO (Estado), Secretarias de Estado do Meio Ambiente e da Habitação. Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica Plano de Reassentamento e Requalificação Urbana para os Núcleos de Ocupação Irregular do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar em Cubatão (PRRU), agosto de 2009. Disponível em:<http://www.cdhu.sp.gov.br/download/serra-do-mar/A01 - Plano de Reassentamento e Requalificação Urbana.pdf>.
SILVA, Robson Bonifácio da Silva. Vulnerabilidades e Mobilidade Pendular na Região Metropolitana da Baixada Santista / Robson Bonifácio da Silva . - - Campinas, SP : [s. n.],2009.Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/ 281807 /1/ Silva_RobsonBonifacioda_M.pdf>.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia. São Paulo: Difel, 1980
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PESQUISA CIENTIFICA
A Revista CRIAR EDUCAÇÃO – PPGE/UNESC , ISSN eletrônico 2315-2452, dedica-se a cumprir as boas práticas de publicação científica no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial da Revista Criar Educação: qualquer forma de comportamento antiético, no trato e respeito aos direitos das pessoas, bem como repudia o plágio em qualquer instância,. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa cientifica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).