FOTOGRAFIA COLONIAL: MATERIALIDADES E IMATERIALIDADES IDENTITÁRIAS NO CONTEXTO PORTUGUÊS

Autores

  • Liliana Oliveira da Rocha Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
  • Patricia Ferraz de Matos Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa http://orcid.org/0000-0001-7322-3756

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v7i2.4608

Resumo

O presente artigo reflete sobre o lugar da fotografia colonial no contexto patrimonial nacional português. Indagando sobre o modo como se processam os fenómenos de musealização, catalogação e atribuição de valor patrimonial a certos bens/objetos, explana-se sobre o que é legislado e institucionalizado por organismos do poder político, bem como sobre a sua influência na construção das narrativas identitárias e na patrimonialização dos legados coloniais. Com base nas resoluções legislativas, procura-se, assim, averiguar o que tem sido celebrado e salvaguardado em detrimento daquilo que tem sido apagado. Neste âmbito, dá-se particular atenção à fotografia, com o intuito de tentar perceber que futuro e que lugar poderão ter as imagens produzidas em contexto colonial nos museus nacionais.

Biografia do Autor

Liliana Oliveira da Rocha, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa

Doutoranda, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Área: Antropologia Social e Cultural.

Patricia Ferraz de Matos, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa

Investigadora, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Área: Antropologia Social e Cultural.

Referências

ALMEIDA, J. C. A Memória e Identidade Nacional: As Comemorações Públicas, As Grandes Exposições e o Processo de (re)construção da Nação. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 2004. Disponível em: http://www.ces.uc.pt/lab2004/pdfs/JoseCarlosAlmeida.pdf, Acesso em: 07 Agosto 2015.

ALMEIDA, M. V. de Um mar da cor da terra: raça, cultura e política da identidade. Oeiras: Celta, 2002.

ALMEIDA, S. V. de; ALVES, V. M. Uma proposta antropológica para o futuro do Museu de Arte Popular. Etnográfica, 2009, vol. 13, no.2, p. 467-472.

CABECINHAS, R.; NHAGA, N. Memórias e diálogos pós -coloniais: Guiné -Bissau e Portugal. In: CABECINHAS, R.; CUNHA, L. (eds) Comunicação intercultural: Perspectivas, dilemas e desafios. Porto: Campo das Letras Editores, 2008.

CAHEN, M. Portugal is in the Sky: Conceptual considerations on communities, lusitanity and lusophony. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2013.

CARMONA, Ó. Palavras do Chefe de Estado na Câmara Municipal de Lisboa a 2 de Junho de 1940. Revista dos Centenários, 30 Junho 1940, nº 18, Ano II, p. 7-10.

CHOAY F. A Alegoria do Património. Lisboa: Edições 70, 1992.

COSTA, P. F. da. Museu de Arte Popular: oportunidades perdidas, novas oportunidades. Etnográfica, 2009, vol.13, no.2, p. 477-480.

CUNHA, F. I. Identidade e Reconhecimento nos Media. Matrizes, 2007, vol.1, no.1, p. 187-208.

Diário da República, Decreto-Lei n.º 139/2009, Disponível em:

http://www.unesco.org/culture/natlaws/media/pdf/portugal/portugal_lei139_2009_pororof.pdf Acesso em: 10 Agosto 2015.

GONÇALVES, A. O ceptro e a máscara. Discursos de identidade, reificação e poder, In: GONÇALVES, A. (org). Vertigens: Para uma sociologia da perversidade. Coimbra: Grácio Editor/ CECS Universidade do Minho, 2009.

HENNING, M. The subject as object: photography and the human body. In: WELLS, L. (ed)

Photography: A Critical Introduction. London e New York: Routledge, 2001.

HENRIQUES, I. C. Os africanos na sociedade portuguesa: Formas de integração e construção de imaginários (séculos XV-XX), Inventário de Problemáticas. In: RODRIGUES, D.; RODRIGUES, C. (eds) Representações de África e dos Africanos na História e Cultura: Séculos XV a XXI. Ponta Delgada: CHAM – Universidade de Lisboa/ Universidade dos Açores, 2001.

HUYSSEN, A. Seduzidos pela Memória: Arquitectura, Monumentos, Mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

KOHLER, M. The Body Exposed: Views of the body, 150 years of the nude in photography. Zurich: Editions Stemmale, 1986.

KOSSOY, B. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LEAL, J. Da arte popular às culturas populares híbridas. Etnográfica, 2009, vol. 13, no. 2, p. 467-480.

LOURENÇO, E. A Morte de Colombo: Metamorfose e fim do Ocidente como mito. Lisboa: Gradiva, 2005.

LOWENTHAL, D. Identity, Heritage and History. Princeton: Princeton University Press, 1994.

MAGALHÃES, F. Museus, Património e Identidade: Ritualidade, Educação, Conservação, Pesquisa, Exposição. Leiria: Profedições, 2005.

MARTINS, L. P. Imaginar o império através da revista ilustrada O Ocidente (1878 - 1915). In: VICENTE, F. L. (org) O Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014.

NORA, P. Les Lieux de Mémoire. Paris: Gallimard, 1989.

ORTIZ, R. Cultura Brasileira & Identidade Nacional. São Paulo: Editora Brasiliense, 2006.

PACHECO, H. Rostos da Gente. Lisboa: Caminho, 1987.

PERALTA, E. Património e Identidade: Os Desafios do Turismo Cultural. Antropológicas, 2000, no. 4. Disponível em:

http://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/viewFile/932/734 Acesso em: 10 Agosto 2015.

PERALTA, E. O Mar por Tradição: o património e a construção das imagens do turismo. Horizontes Antropológicos, 2003, no. 20, p. 83-96.

PERALTA, E.; ANICO, M. (org.) Patrimónios e Identidades: Ficções Contemporâneas. Oeiras: Celta Editora, 2006.

PERALTA, E.; ANICO, M. Heritage and Identity: Engagement and Demission in the Contemporary World. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2009.

PGDL (Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa), Lei n.º 107/2001, de 08 de Setembro: Lei de Bases do Património Cultural. Disponível em: http://www.pgdlisboa.pt

Acesso em: 10 Agosto 2015.

PRATS, L. Antropología y Patrimonio. Barcelona: Ariel, 1997.

ROCHA, L. O. da; MATOS, P. F. de. Ver para crer? Desafios educacionais sobre o poder da fotografia, Revista Práxis Educacional, 2018, vol. 14, no. 29, p. 177-197.

ROCHA, L. O. da; MATOS, P. F. de. Fotografias de Angola do século XIX: o ‘Álbum Fotográfico-Literário’ de Cunha Moraes. Tempos e Espaços em Educação, Universidade Federal de Sergipe (no prelo).

RYAN, R. J. Introdução: Fotografia Colonial. In: VICENTE, F. L. (org) O Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014, p. 31-42.

SENA, A. História da Imagem Fotográfica em Portugal, 1839-1997. Porto: Porto Editora, 1998.

URRY, J. How societies remember the past. In: MACDONALD, S.; FYFE, G. (eds) Theorizing Museums: Representing Identity and Diversity in a Changing World. Oxford: Blackwell Publishers, 1996.

VICENTE, F. L. (org) O Império da Visão: Fotografia no Contexto Colonial Português (1860-1960). Lisboa: Edições 70, 2014.

VIEIRA, R. Prefácio. In: MAGALHÃES, F. Museus, Património e Identidade: Ritualidade, Educação, Conservação, Pesquisa, Exposição. Leiria: Profedições, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-03