A IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES: UM DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO COM A TRADIÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v8i1.4729

Resumo

O presente ensaio enfatiza a importância dorigor e da qualidade nas pesquisas em educação ao fomentar questionamentos relevantes na construção da pesquisa e da formação do pesquisador. O eixo nuclear desta proposição está no papel que os textos clássicos assumem tanto para a leitura interpretativa quanto para a elaboração textual, servindo, assim, como ponto de partida para o diálogo produtivo entre as problemáticas contemporâneas da formação humana e a tradição intelectual.O ensaio pretende mostrar, também, o papel fundamental da hermenêutica como mediadora entre o texto, o pesquisador e a produção textual, enquanto metodologia promotora de intenso exercício de si sobre si. A presente pesquisa tem caráter bibliográfico, de cunho hermenêutico.

Biografia do Autor

Luciana Maria Schmidt Rizzi, Universidade de Passo Fundo

Mestranda em Educação; Graduada em Matemática pela Universidade de Cruz Alta (1997); Especialização em Gestão e Apoio Pedagógico pela Universidade de Cruz Alta (2002).

Miguel da Silva Rossetto, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação (2018); Mestre em Educação (2007); Graduação em Filosofia (2004) pela Universidade de Passo Fundo/UPF.

Luciana Oltramari Cezar, Universidade de Passo Fundo

Mestranda em Educação; Graduada em Psicologia.

Downloads

Publicado

2019-05-13