APRENDIZADO BASEADO EM JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE ANATOMIA UTILIZANDO GAMIFICAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Poliana Francibele de Oliveira Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia Jantsch Fiuza Universidade Federal de Santa catarina
  • Robson Rodrigues Lemos Universidade Federal de Santa catarina

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v8i1.5012

Resumo

Muito tem-se discutido nos últimos anos sobre os efeitos positivos da utilização de jogos digitais como alternativa para o ensino e aprendizagem na área médica, mais especificamente no estudo da anatomia do corpo humano, com estudos focados na visualização de resultados. Partindo de que tanto os Jogos como a gamificação são uma forma de ensinar de forma motivadora, particularmente na medicina essa forma de ensinar tem sido cada vez mais utilizada ultimamente. Por esse motivo propôs-se a realização de um estudo através de uma revisão sistemática da literatura abordando de forma exploratória através de uma análise bibliométrica a variada natureza dos resultados de estudos experimentais destinados a examinar a eficácia dos jogos produzidos direcionados ao ensino de conteúdos de anatomia, utilizando aspectos de gamificação como forma motivacional. Os resultados apresentados neste campo de pesquisa, apesar de serem favoráveis, ainda não são suficientes e expõe uma carência de estudos mais concretos e especialmente, mais prolongados, devido à necessidade de dados mais consistentes.

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Publicado

2019-05-13