AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL E DA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E SUAS PERSPECTIVAS NA ERA DIGITAL

Autores

  • Luciana Nunes Garcia Ferreira Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
  • Vanice dos Santos Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC).
  • Jaime Farias Dresch Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC)

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v8i1.5035

Resumo

A importância da literatura infantil é problematizada no sentido de se compreender a sua participação na construção do conhecimento. A base da metodologia de aprendizagem está pautada no conceito de educomunicação e em práticas pedagógicas dialógicas, colaborativas. O objetivo é refletir a respeito das contribuições da literatura infantil para a educomunicação diante das perspectivas e desafios nessa nova era, na qual a tecnologia está inserida de forma abrangente e ubíqua, chegando a colocar em questão a existência futura da literatura veiculada no formato impresso. Para isso, foram utilizados autores que abordam a temática, como Coelho (2000), Abramovich (2001), Cristófano (2010), Santaella (2003), Cabello (2014), Souza (2016), Kaplún (1998), Sartori e Kornatzki (2011), Soares (2011), constituindo-se, assim, o embasamento para a compreensão das relações entre literatura infantil, educomunicação e era digital. Pode-se considerar que as tecnologias digitais estão hoje cada vez mais presentes na vida da sociedade, cabendo aos educadores, além de valorizar a literatura impressa, também adequá-la ao mundo digital, como ocorrido em todas as outras eras culturais, na qual, cada cultura ia coexistindo da forma tradicional ou conciliada com a nova cultura.

Palavras-chave: Literatura infantil. Educomunicação. Era digital. Tecnologias

Biografia do Autor

Luciana Nunes Garcia Ferreira, Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)

Professora na rede municipal de educação,  município de Lages, Santa Catarina. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Vanice dos Santos, Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC).

Docente pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - Regional Planalto Catarinense (UNIPLAC). Filiada a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPeducom). Sócia fundadora da ABPeducom - Núcleo Regional Santa Catarina. Doutora em Educação (PPGEDU/UFRGS), Mestre em Filosofia e Licenciada em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Especialista em Teoria e Prática Pós-construtivista das Aprendizagens Escolares (GEEMPA/RS). Têm experiência tanto na área de Educação como de Filosofia e Novas Tecnologias, em especial nos processos formativos, nas temáticas de educação filosófica, educomunicação e metodologia da pesquisa. 

Jaime Farias Dresch, Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Doutor em Educação (UFSCar), Mestre em Educação (UNESP - Rio Claro.)  Líder do NuPEB - Núcleo de Pesquisa em Educação Básica: Políticas e Processos Formativos.

Referências

ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em educomunicação. 2016. Disponível em: <https://docslide.com.br/download/link/projetos-de-intervencao-em-educomunicacao-as-areas-de-intervencao>. Acesso em: 11 jul. 2017.

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosura e bobices. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2001.

ARRUDA, Marina Patrício; PORTAL, Leda Lísia Franciosi. Saberes e fazeres docentes: o dilema da reforma do pensamento e da prática pedagógica do educador do século XXI. Percursos, Florianópolis, v. 13, n. 01, p. 199-210, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2369>. Acesso em: 09 mai. 2017.

BERGOMÁS, Gabriela A. Nuevas Relaciones con el conocimiento. In: Educomunicação e Criação de Ecossistemas Comunicativos: Diálogo sem Fronteiras / (organizado por) Ademilde Sartori. Florianópolis: DIOESC, 2014.

CABELLO, Roxana. Tecnocultura escolar: hacia uma efectiva inclusión digital. In: SARTORI, Ademilde (Org.). Educomunicação e criação de ecossistemas educomunicativos: diálogo sem fronteiras. Florianópolis: DIOESC, 2014.

CAMPOS, Maria Inês Batista. Ensinar o Prazer de Ler. São Paulo: Olho d’Água, 2005.

COELHO, Nelly Novais. Literatura Infantil: teoria análise didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

CRISTÓFANO, Sirlene. A literatura e as novas tecnologias: a formação de leitores ativos em múltiplos suportes. Darandina Revisteletrônica, Juiz de Fora, v. 3, n. 1, p. 01-13, nov. 2010. Disponível em: <http://www.ufjf.br/darandina/files/2010/12/A-Literatura-e-as-Novas-Tecnologias-A-Forma%c3%a7%c3%a3o-de-Leitores-Ativos-em-M%c3%baltiplos-Suportes.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2018.

KAPLÚN, Mario. Una pedagogía de la comunicación. Madrid: Ediciones de la Torre, 1998.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A Comunicação na Educação. Tradução de Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Dafne Melo. São Paulo: Contexto, 2014.

SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. São Paulo: Paulos, 2003.

SARTORI, Ademilde Silveira; KORNATZKI, Luciana. Literatura infantil e educomunicação: relações para pensar seu uso no espaço escolar. V Simpósio Nacional ABCiber, Florianópolis, nov. 2011, UDESC/UFSC. Disponível em: <https://abciber.org.br/simposio2011/anais/Trabalhos/artigos/Eixo%201/14.E1/386-644-1-RV.pdf> Acesso em: 27 out. 2017.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOUZA, Edemilson Gomes de. A prática pedagógica educomunicativa como estímulo ao diálogo da comunidade escolar: aprendizagem colaborativa e protagonismo juvenil. Recife: Centro de Convenções de Pernanbuco, 2016. 5º Congresso Marista de Educação. Disponível em: <http://www.congressomarista.com.br/wp-content/uploads/2016/10/006-1.pdf> Acesso em: 21 fev. 2018.

SOUZA, Glória Pimentel Correia Botelho de. A literatura infanto-juvenil brasileira vai muito bem, obrigada! São Paulo: DCL, 2006.

Downloads

Publicado

2019-05-13