INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA PROTOCOLADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v8i1.5075

Resumo

Este artigo apresenta as reflexões sobre o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta interativa para suporte ao processo de leitura protocolada e indicativos sobre as potencialidades do uso de mídias digitais como recurso educacional. O estudo é resultado das atividades elaboradas e realizadas no âmbito de um projeto de extensão. Para tanto, apresentam-se os conceitos de Leitura protocolada, inferências e mídia digital. Situa-se metodologicamente como pesquisa-ação no contexto do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Os desafios a serem superados para a integração e a produção das mídias digitais no ensino ainda são muitos. Parte deles se relacionam com o reduzido conhecimento tecnológico dos professores e a falta de uma cultura digital para o uso pedagógico dos recursos. Para isso, faz-se necessário ampliar a formação de professores e o desenvolvimento de estratégias para a inserção das mídias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Leila Laís Gonçalves, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1994), Especialização em Informática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1997), Especialização em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1999) e Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande Sul (2004). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação atuando principalmente nos seguintes temas: Hipermídia, Multimídia, EaD, Objeto de Aprendizagem, Sistemas de Informação, Desenvolvimento Web, Informática na Educação, Tecnologias de Comunicação e Informação, Inclusão Digital.

Graziela Fatima Giacomazzo, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Docente e Pesquisadora na Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciência e Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado). Cursos de Licenciatura.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida Revista Pátio, nº 25, junho, 2015, p. 45-47. Disponível em <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf>. Acesso em 14 mar. 2019.

BEHAR, Patrícia. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. São Paulo: Artmed Editora, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ENSINO FUNDAMENTAL: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SAEB; INEP, 2008.

COSCARELLI, Carla Viana. O ensino da leitura: uma perspectiva psicolinguística. In: Boletim da Associação Brasileira de Linguística. Maceió: Imprensa Universitária, dez.1996. p. 163-174.

FARIAS, Dui Barroso Lima. O processo tradutório e a construção do sujeito no discurso. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Letras Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, 2012.

FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Teresa Kazuco. Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de história. ETD - Educação temática Digital, Campinas, v.11, n.1, p.96 -122, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas; 2002. p. 41-57.

LEMOS, André. Cibercultura: Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2008.

MUSSOI, Eunice Maria; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Interatividade com objetos de aprendizagem. Cadernos de Informática (UFRGS), v. 6, p. 297-300, 2011.

OLIVEIRA, Natascha Borba. Mídia-educação: uma discussão sobre a abordagem das mídias no contexto escolar. Monografia – Departamento de Comunicação, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, RS, 2011.

PAIVA, Marília Meireles de. Meu Quarto: Livro Interativo Infantil para dispositivos móveis. Relatório técnico. Departamento de Desenho Industrial. Universidade de Brasília, UNB, 2015. Disponível em <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/10907/1/2015_MariliaMeirelesDePaiva.pdf>. Acesso em 10 mar. 2019.

SAFFER, Dan. Designing for Interactions. New Riders. 2009.

SCHALCH, Cynthia Stelita; MELO, Maria Cecília Mendonça. A utilização de recursos de mídias no processo de ensino aprendizagem: identificação de novos perfis docentes. Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba - Paraná - n.15, p. 18-33, 2015. Disponível em <http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1921 >. Acesso em 10 mar. 2019.

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; et al. Multimídia Interativa: princípios e ferramentas. RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, v. 7, n. 1, jul. 2009. Disponível em <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14014/7904>. Acesso em 10 mar. 2019.

TERUYA, Teresa Kazuco. Trabalho e educação na era midiática. Maringá, PR: Eduem. 2006.

Downloads

Publicado

2019-05-13