O ENSINO DO CONTEÚDO GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Natalia Maria da Silva Soares Universidade Estadual de Londrina
  • Wellington Dias dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Bruno Rodrigo Teixeira Universidade Estadual de Londrina
  • Edilaine Regina dos Santos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v9i3.5294

Resumo

No presente artigo tem-se por objetivo relatar uma experiência, ocorrida no contexto do Estágio Curricular Obrigatório de uma universidade pública paranaense, em relação ao ensino do conteúdo Grandezas Diretamente Proporcionais através da Resolução de Problemas. A experiência ocorreu no ano de 2017 em uma escola pública paranaense com a participação de alunos de 7º ano do Ensino Fundamental. Ensinar Matemática através da Resolução de Problemas oportunizou aos estagiários reflexões a respeito da importância do estudo detalhado e aprofundado do conteúdo, do potencial das intervenções junto aos alunos no decorrer do trabalho em sala de aula na busca de auxiliá-los em sua aprendizagem e no encaminhamento das discussões para a sistematização do conteúdo, e, de falhas e possibilidades no ensino do conteúdo matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Maria da Silva Soares, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de CiÊncias e Educação Matemática (PECEM)

Wellington Dias dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de CiÊncias e Educação Matemática (PECEM)

Edilaine Regina dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de CiÊncias e Educação Matemática (PECEM)

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensinando Matemática na sala de aula através da Resolução de Problemas. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 55, p. 1-19, jul./dez. 2009.

BOSQUILHA, A; AMARAL, J. T. Minimanual compacto de matemática: teoria e prática: Ensino fundamental. 2 ed. rev. São Paulo: Rideel, 2003.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes curriculares da educação básica: Matemática. Curitiba, 2008.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Relatos de Experiências