LIBERDADE E APRENDIZAGEM: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA ROUSSEAUNIANA

Autores

  • Letícia Maria Passos Corrêa
  • Neiva Afonso Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v9i3.5936

Resumo

RESUMO: O presente artigo disserta, a partir de uma hermenêutica da obra rousseauniana, sobre a categoria liberdade e suas relações com o Ensino de Filosofia, bem como sua conexão com os processos relativos à Formação Humana.  Primeiramente, são trabalhados os conceitos envolvidos. Na segunda seção, debruça-se a relacionar a categoria trabalhada aos propósitos da Formação Humana. Na sequência, procura-se perceber exemplos de condutas relacionadas às categorias no Emílio, de Rousseau. Por fim, na última divisão do texto, são tratadas propostas de indicações pedagógico-metodológicas a serem desenvolvidas, a partir da categoria em questão, da obra rousseauniana e com o propósito da Formação Humana, com vistas ao exercício do filosofar/ Ensino de Filosofia/ arquitetura do ser em formação.

Palavras-chave: Liberdade, Jean-Jacques Rousseau, Ensino de Filosofia, Formação Humana, Educação.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

CORRÊA, Letícia Maria Passos. O exercício do filosofar como caminho para a formação humana: uma hermenêutica da obra de Jean-Jacques Rousseau para pensar o ensino de filosofia. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2017.

DENT, N. J. H. Dicionário Rousseau. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, v. 1.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: “Que é o Iluminismo?”. Disponível em http://www.lusosofia.net/textos/kant_o_iluminismo_1784.pdf . Acesso em 22/03/2017.

________. Sobre a Pedagogia. 3ªed. Piracicaba: UNIMEP, 2002.

OLIVEIRA, Neiva Afonso. Rousseau e Rawls: contrato em duas vias. Porto Alegre:

EDIPUCRS, 2000.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Carta a Christophe de Beaumont e outros escritos sobre a religião e a moral. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.

________. Do Contrato Social; Ensaio sobre a origem das línguas. In: Coleção Os Pensadores, Volume I. São Paulo: Nova Cultural, 1999b.

________. Émile e Sophie ou Os Solitários. São Paulo: Hedra, 2010b.

________. Emílio ou Da Educação. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014a.

________. Julia ou a Nova Heloísa: Cartas de dois amantes habitantes de uma cidadezinha ao pé dos Alpes. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994b.

________. O contrato social. Porto Alegre: L&PM, 2012.

VOLTAIRE. Lettre de Voltaire à Jean-Jacques Rousseau. Disponível em http://tecfa.unige.ch/proj/rousseau/voltaire.htm . Acesso em 05 de fevereiro de 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Dossiê