STUDENT INSTRUCTIONAL RATING SYSTEM: UM ESTUDO JUNTOS AOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE ALAGOAS

Autores

  • Weverton Alves dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Rodrigo de Alencar Ferreira de Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Valdemir da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Anderson de Barros Dantas Universidade Federal de Alagoas
  • Andreza Cristiane Silva de Lima Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v13i1.5964

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar o grau de satisfação dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior Públicas de Alagoas, a partir das variáveis de percepção propostas por Paswan e Young (2002), modelo intitulado por Student Instructional Rating System. A pesquisa é descritiva quanto aos objetivos, quantitativa com relação à abordagem e tem seu procedimento realizado por intermédio de levantamento de dados, com amostra de 169 estudantes de Ciências Contábeis. Concluiu-se que os alunos universitários possuem uma dependência dos professores com relação a seu desempenho; também foi notado que o professor demonstra conhecimento sobre o que ensina, mas não procura saber se os alunos entenderam; na dimensão interesse do estudante foi verificado que os alunos se auto avaliam positivamente na maioria dos quesitos apresentados pelo modelo, porém, de forma geral não creem que se interessam ou participam das aulas, em termos gerais; por fim, a organização do curso aponta a estrutura das organizações como um empecilho no desenvolvimento do aluno. Com esses resultados, a gestão dos cursos pode conhecer seus déficits e se policiar para uma melhoria no funcionamento e no preparo dos futuros profissionais.  

Biografia do Autor

Weverton Alves dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas.

Rodrigo de Alencar Ferreira de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas.

Valdemir da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco.

Anderson de Barros Dantas, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Universidade Federal de Alagoas.  Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Andreza Cristiane Silva de Lima, Universidade Federal de Alagoas

MEstra e Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Substituta na Universidade Federal de Alagoas.

Referências

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano De e FLEITH, Denise de Souza. Inventário de práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 1, p. 105–110, 2007.

ALMEIDA, Luiz Alberto Luz De e EMBIRIÇU, Marcelo e FONTES, Cristiano. Um indicador para a avaliação do desempenho docente em instituições de ensino superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 18, 2010.

ANDRADE, Jacquelline Aparecida Batista De e MUŸLDER, Cristiana Fernandes De. Grau De Satisfação Dos Estudantes Do Curso De Ciências Contábeis: Um Estudo De Caso Unimontes Salinas. Ciências Sociais em Perspectiva, v. 8, n. 8, p. 15–25, 2009.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed: Bookman. 2010.

CUNHA, Paulo Roberto Da e GOMES, Giancarlo e BECK, Franciele. Satisfação dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: Estudo em Universidades Públicas de Santa Catarina Satisfaction of Students in Accounting Course : Study in Public University of Santa Catarina. Contabilidade Vista & Revista, Principal estudo base, v. 27, n. 47, p. 42–62, 2016.

GOMES, Giancarlo e DAGOSTINI, Luciane e CUNHA, Paulo Roberto Da. Satisfação dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis: estudo em uma Faculdade do Paraná. 2002.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. Prentice Hall, São Paulo, 2000.

LARSON, Ron e FARBER, Betsy. Estatística Aplicada. . [S.l: s.n.]. , 2010

LEONARDO, Hugo e SANTIAGO, Ferraz e GOMES, Rafael Barbosa. Uma Investigação Sobre as Expectativas dos Estudantes e o seu Grau de Satisfação em Relação ao Curso de Ciências Contábeis. p. 121–138, 2007.

LIZOTE, Suzete Antonieta e colab. Satisfação dos Alunos de Ciências Contábeis: um Estudo em uma instituição de Ensino Superior Comunitária. Revista Brasileira de Contabilidade, RBC, v. 201, p. 44–55, Jul 2012.

LOUSADA, Ana Cristina Zenha e MARTINS, Gilberto de Andadre. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, v. 16, n. 37, p. 73–84, 2017.

MAINARDES, Emerson Wagner. Atração e Retenção de Alunos em Cursos de Graduação em Administração das Instituições Particulares de Ensino Superior de Joinville/SC. 2007. 332f. Blumenau, 2007.

MARTINEZ, João Henrique e GONÇALVES, Fernando Ribeiro. Avaliação De Desempenho Dos Docentes. p. 77–98, 2012.

PASWAN, Audhesh K. e YOUNG, Joyce A. Student Evaluation of Instructor: A Nomological Investigation Using Structural Equation Modeling. Journal of Marketing Education, v. 24, n. 3, p. 193–202, 2002.

ROSA, V. V. Da e FALCAO, D. F. Um estudo sobre a motivação dos universitários do curso de administração: uma contribuição para gestão acadêmica no âmbito público e privado. ENCONTRO DA ANPAD, v. 32, 2008.

SANTANA, M. S. e colab. Teoria, De Escolha e Permanência de Alunos no Curso de Ciências Contábeis sob a Óptica da Motivação de Herzberg. 2013, São Paulo: [s.n.], 2013.

SANTOS, Djalmir Gomes Dos. Formação acadêmica em Ciências Contábeis e sua relação com o mercado de trabalho: a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da UFPB. p. 203, 2014.

SCHLEICH, Ana lucia Righi e POLYDORO, Soely Aparecida Jorge e SANTOS, Acácia Aparecida Angeli Dos. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica, Parace Utilizar outro método sem ser o de Paswuiangui, v. 5, n. 1, p. 11–20, 2006.

TURETA, César e ROSA, Alexandre Reis e OLIVEIRA, Virgílio Cézar da Silva e. Avaliação Crítica de Serviços Educacionais: O Emprego do Modelo Servqual. p. 33–45, 2007.

VENTURINI, J. e colab. Satisfação dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UNIFRA: um estudo à luz das equações estruturais. 2008, [S.l: s.n.], 2008.

VERDINELLI, Miguel Angel e LIZOTE, Suzete Antonieta. Satisfação dos Alunos de uma Universidade Comunitária com o Curso de Ciências Contábeis: um Estudo Através da Modelagem em Equações Estruturais. 2014.

VIEIRA, Kelmara Mendes e MILACH, Felipe Tavares e HUPPES, Daniela. Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Contabilidade & Finanças, v. 19, n. 48, p. 65–76, 2008.

VIEIRA, Valter Afonso. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 22, n. 40, p. 61–70, 2002.

Downloads

Publicado

2024-02-23