REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES SOBRE A PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CICLO DE PALESTRAS ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.18616/ce.v9i2.6042Resumo
Tem-se com este trabalho o objetivo de apresentar o relato de experiência sobre o Ciclo de Palestras: reflexões interdisciplinares sobre a pandemia, que aconteceu online, entre março e junho de 2020, promovido pelo Grupo de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Sul, com o propósito de promover debates com professores(as) do Centro de Educação a Distância (CEAD), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sobre as transformações sociais provocadas pela pandemia da Covid-19 e suas relações com temáticas da educação. Para avaliar o impacto e as contribuições em termos de formação crítica na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade, foram utilizados dados registrados no questionário de avaliação da atividade proposta aos(às) acadêmicos(as) dos cursos de graduação do CEAD/UDESC que participaram dessas palestras online.
Referências
ADORNO, Theodor. W. Teoria da semiformação. Tradução: Newton Ramos–de–Oliveira. In: PUCCI, Bruno; ZUIN, Antonio A. S.; LASTÓRIA, Luiz A. C. N. (org.). Teoria Crítica e Inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas-SP: Autores Associados, 2010.
ADORNO, Theodor W. Educação – para quê? In: __ Educação e Emancipação. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
ADORNO, Theodor W. HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – COVID-19. 2020a. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Acesso em: 29 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE nº 5, de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do calendário escolar e sobre a possibilidade de cômputo de atividades pedagógicas não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da Covid-19. 2020b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 18 jun. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 19 jun. 2020.
RAMOS-DE-OLIVEIRA. Reflexões sobre a Educação Danificada. In: PUCCI, Bruno et. Al (orgs). A Educação Danificada: contribuições à Teoria Crítica da Educação. 2ª ed. São Paulo: Vozes, 1997.
REPU; GEPUD. A escola pública e as ações do governo de São Paulo frente à pandemia: questões em aberto. Publicado em: 8 abr. 2020. Disponível em: <https://esquerdaonline.com.br/2020/04/08/a-escola-publica-e-as-acoes-do-governo-doria-sao-paulo-frente-a-pandemia-de-covid-19-questoes-em-aberto/#notas>. Acesso em: 10 jun. 2020.
THE DALI Museum. Geopoliticus Criança assistindo o nascimento do novo homem. São Petersburgo, FL 2017. Disponível em: <https://archive.thedali.org/mwebcgi/mweb.exe?request=record;id=126;type=101>. Acesso em: 28 jun. 2020.
UDESC. CEAD. Ciclo de palestras. Programação. 2020. Disponível em: <https://www.udesc.br/cead/cppandemia>. Acesso em: 19 jun. 2020.
UDESC. Resolução 026, de 13 de novembro de 2012 – CONSEPE. Regulamenta as atividades complementares nos cursos de graduação da UDESC. Disponível em: <https://www.udesc.br/cct/portalacademico/atividades_complementares>. Acesso em: 20 jun. 2020.
UNESCO. Relatório mundial de acompanhamento sobre a educação 2020 - "Inclusão e educação: todos, sem excepção”. Disponível em: <https://www.cvunesco.org/educacao/educacao-para-todos/11-destaques/407-relatorio-mundial-de-acompanhamento-sobre-a-educacao-2020-inclusao-e-educacao-todos-sem-excepcao-lancamento-virtual>. Acesso em: 25 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PESQUISA CIENTIFICA
A Revista CRIAR EDUCAÇÃO – PPGE/UNESC , ISSN eletrônico 2315-2452, dedica-se a cumprir as boas práticas de publicação científica no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial da Revista Criar Educação: qualquer forma de comportamento antiético, no trato e respeito aos direitos das pessoas, bem como repudia o plágio em qualquer instância,. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa cientifica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).