O PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE NAS PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINAR, HUMANA E INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.18616/ce.v11i2.6076Resumo
O trabalho apresenta um estudo sobre a contribuição do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no desenvolvimento integral dos estudantes em uma escola da rede estadual de Janduís, no Rio Grande do Norte, entre 2014 e 2015. Visa analisar as implicações do PFEM na prática pedagógica dos professores da área de Ciências Humanas, a fim de conhecer as contribuições advindas dessa formação no desafio de conceber uma educação que promova o desenvolvimento integral dos estudantes. A pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e análise documental. Como resultado, o PNEM abre espaço para a interdisciplinaridade, com foco no redesenho curricular, os estudantes são tidos como sujeitos do ensino-aprendizagem e a autorreflexão é promotora da práxis.
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
BRASIL. Alexandro Dantas Trindade et al.. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno II: Ciências Humanas. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014, p. 53. Disponível em: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/03/Caderno-II-C.-HUMANAS-FINAL.pdf. Acesso em: 05 junho 2020.
BRASIL. Carlos Artexes Simões, Monica Ribeiro da Silva. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno III: o currículo do ensino médio, seu sujeito e o desafio da formação humana integral. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013, p. 49. Disponível em: http://observatorioensinomedio.files.wordpress.com/2014/03/web-caderno-3.pdf. Acesso em: 05 junho 2020.
BRASIL. Carmen Sylvia Vidigal Moraes et al.. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno I: ensino médio e formação humana integral / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013, p. 51. Disponível em: https://observatorioensinomedio.files.wordpress.com/2014/03/web-caderno-1.pdf. Acesso em 05 junho 2020.
BRASIL. Ciências humanas e suas tecnologias. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, v. 3, 2006, p. 133. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em: 09 junho 2020.
BRASIL. Erisevelton Silva Lima et al.. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno I: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014, p. 49. Disponível em: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/03/Caderno-I-OTPEM-FINAL.pdf. Acesso em: 05 junho 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Seção I, Brasília, n. 248, 23 dez. 1996.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Documento orientador das ações de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio em 2014. Documento orientador das ações de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio em 2014. 2014. Disponível em: http://observatoriodajuventude.ufmg.br/pacto-mg/images/ATIVIDADEDEFORMACAO/Doc_orientadordasacoesdeformacaocontinuada.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.
BRASIL. PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO. Parlamento Jovem. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem. Acesso em: 12 maio 2020.
BRASIL. Paulo Carrano, Juarez Dayrell (Org.). Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno II: o jovem como sujeito do ensino médio. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013, p. 69. Disponível em: http://observatorioensinomedio.files.wordpress.com/2014/03/web-caderno-2.pdf Acesso em 05 junho 2020.
BRASIL. QEDU. Matrículas e Infraestrutura. Disponível em: https://www.qedu.org.br/escola/72191-ee-professor-daniel-gurgel/sobre. Acesso em: 29 maio 2020.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O Ensino de Geografia na Escola. Campinas: Papirus, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JAPIASSU, Hilton. A Crise das Ciências Humanas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PESQUISA CIENTIFICA
A Revista CRIAR EDUCAÇÃO – PPGE/UNESC , ISSN eletrônico 2315-2452, dedica-se a cumprir as boas práticas de publicação científica no que diz respeito à conduta ética condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial da Revista Criar Educação: qualquer forma de comportamento antiético, no trato e respeito aos direitos das pessoas, bem como repudia o plágio em qualquer instância,. Adotamos como orientação consultiva as Resoluções do Código de Ética vigente que regem as boas práticas em pesquisa cientifica (Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e Resolução 510/2016 (Pesquisas em Ciências Humanas e Sociais).