DIREITOS HUMANOS E CARTOGRAFIA SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR

IMAGENS E REFLEXÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/ce.v13i3.8469

Resumo

Este artigo objetiva cartografar uma experiência reflexiva sobre direitos humanos numa escola de ensino médio integrado ao técnico no Médio Vale do Itajaí, Santa Catarina. Inspirado nas reflexões de Ailton Krenak sobre as diferentes epistemologias que atravessam o território. A abordagem metodológica será a cartografia social, considerando as conexões dadas a partir de aproximações e distanciamentos que os dados gerados oferecem. Este método, dinâmico e relacional, permite uma compreensão vivencial das complexidades sociais. Os dados foram gerados a partir de uma exposição fotográfica inspirada na Declaração Universal dos Direitos Humanos realizada por estudantes do ensino médio. As fotografias, construídas à luz dos artigos da Declaração, revelam questões como vulnerabilidade social, liberdade interior em meio à prisão exterior e direitos humanos no trabalho. A crítica ao capitalismo, conforme expresso por Krenak, é evidente nas representações que destacam desigualdades e exploração. A abordagem da cartografia social permitiu conectar as imagens às narrativas marginalizadas, desafiando normas estabelecidas e promovendo uma visão inclusiva.

Biografia do Autor

Albio Fabian Melchioretto, Faculdade SENAC Blumenau

Doutor em Desenvolvimento Regional, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Regional de Blumenau, (2023); Mestre em educação pela Universidade Regional de Blumenau (2016), com Pós-graduação lato sensu em Mídias e Educação (Universidade Federal do Rio Grande, 2012); Filosofia (Universidade Regional de Blumenau 2010) e Gestão Escolar (SENAC Florianópolis, 2007); graduado em Filosofia pelo Centro Universitário de Brusque (2006) e Geografia pela Universidade Cruzeiro do Sul, 2023. Atualmente, professor pesquisador ligado a Faculdade SENAC Blumenau e pesquisador líder do grupo ELO (Grupo de Pesquisa Faculdade Senac Blumenau).

Jessica Araujo, Faculdade SENAC Blumenau

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional. Atua como analista pedagógica em cursos do eixo básico voltados a área de programação.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Edição

Seção

Dossiê: EDUC(AÇÕES) PARA ADIAR O FIM DO MUNDO