PRAXIS INSTITUINTE, COMUM E MULTIGARANTIAS DE DIREITOS HUMANOS

Autores

  • David Sacnhez Rubio Universidad de Sevilla

Resumo

Neste trabalho, pretende-se fazer uma aproximação propositiva sobre a conexão entre o princípio político do “comum”, elaborado por Christian Laval y Pierre Dardot, e o conceito de direitos humanos visto desde uma perspectiva crítica, complexa, relacional e sócio-material. A principal conexão se fará em torno da ideia de práxis instituinte, desenvolvida por ambos os autores no capítulo X do livro Común (2015: 459 y ss.), já que direitos humanos podem ser entendidos e praticados não somente desde instâncias já instituídas (o que se entende geralmente pelo instituído jurídica e politicamente), mas também desde ações, relações e tramas sociais instituintes, conectadas também com dimensões jurídicas estatais, mas principalmente com âmbitos constituintes e instituintes populares e sociais, que não são exclusivamente jurídicos, mas sim fundamentalmente políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Sacnhez Rubio, Universidad de Sevilla

Possui graduação em Direito - Universidad de Sevilha (1992). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Crítica de Direitos Humanos. Mestrado e Doutorado pela Universidade de Sevilha. É professor efetivo da Universidade de Sevilla, vinculado ao Departamento de Filosofia do Direito.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

Rubio, D. S. (2019). PRAXIS INSTITUINTE, COMUM E MULTIGARANTIAS DE DIREITOS HUMANOS. Revista Direitos Humanos E Sociedade, 2(1), 34–62. Recuperado de https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/dirhumanos/article/view/5558