TEORIAS CRÍTICAS DO DIREITO E ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR
Resumo
Este artigo expõe didaticamente a relação entre teorias críticas do direito e assessoria jurídica popular. Para isso, utiliza-se da estratégia de enfrentamento conceitual da noção de teoria crítica do direito bem como suas subdivisões. Depois, apresenta um panorama de suas vertentes e das possibilidades de abordagem delas. Por fim, avalia seus impactos na assessoria jurídica popular, considerando os campos do direito e marxismo e a práxis do direito insurgente.Referências
BUARQUE, Chico. Ópera do malandro. São Paulo: Círculo do Livro, s. d.
DUSSEL, Enrique Domingo. 1492: o encobrimento do outro (a origem do “mito da modernidade”) – Conferências de Frankfurt. Tradução de Jaime A. Clasen. Petrópolis: Vozes, 1993.
ENGELS, Friedrich; KAUTSKY, Karl. O socialismo jurídico. Tradução de Lívia Cotrim e Márcio Bilharinho Naves. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2012.
GIANNOTTI, José Arthur. “Sobre o direito e o marxismo”. Em: Crítica do direito. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, vol. 1, 1980, p. 5-14.
HORKHEIMER, Max. “Teoria tradicional e teoria crítica”. Tradução de Edgar Afonso Malagodi e Ronaldo Pereira Cunha. Em: BENJAMIN; HABERMAS; HORKHEIRMER; ADORNO. Textos escolhidos. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
LUDWIG, Celso Luiz. Para uma filosofia jurídica da libertação: paradigmas da filosofia, filosofia da libertação e direito alternativo. Florianópolis: Conceito Editorial, 2006, p. 117-154.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política – O processo de produção do capital. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, vol. I, tomo 1, 1983.
MIAILLE, Michel. “Crítica do direito”. Tradução de Leonel Severo Rocha. Em: Contradogmáticas. São Paulo: Acadêmica, n. 9, 1991, p. 32-35.NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
NOBRE, Marcos. A teoria crítica. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
PACHUKANIS, Evgeny Bronislavovich. Teoria geral do direito e marxismo. Tradução de Sílvio Donizete Chagas. São Paulo: Acadêmica, 1988.
PAZELLO, Ricardo Prestes. A produção da vida e o poder dual do pluralismo jurídico insurgente: ensaio para uma teoria de libertação dos movimentos populares no choro-canção latino-americano. Florianópolis: Curso de Pós-Graduação (Mestrado) em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.
_____. Direito insurgente e movimentos populares: o giro descolonial do poder e a crítica marxista ao direito. Curitiba: Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Direito da Universidade Federal do Paraná, 2014a.
_____. “Os momentos da forma jurídica em Pachukanis: uma releitura de Teoria geral do direito e marxismo”. Em: Verinotio: revista on-line de filosofia e ciências humanas. Belo Horizonte: Verinotio, n. 19, Ano X, abril de 2014b, p. 133-143.
_____; SOARES, Moisés Alves. “Direito e marxismo: entre o antinormativo e o insurgente”. Revista direito e práxis. Rio de Janeiro: UERJ, v. 5, 2014, p. 475-500.
RIBAS, Luiz Otávio. Direito insurgente e pluralismo jurídico: assessoria jurídica de movimentos populares em Porto Alegre e no Rio de Janeiro (1960-2000). Florianópolis: Curso de Pós-Graduação (Mestrado) em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
ROMERO ESCALANTE, Víctor Fernando. “Pashukanis y su recepción en México”. Em: Verinotio: revista on-line de filosofia e ciências humanas. Belo Horizonte: Verinotio, n. 19, Ano X, abril de 2014, p. 126-132.
STUCKA, Petr Ivanovich. Direito e luta de classes: teoria geral do direito. Tradução de Sílvio Donizete Chagas. São Paulo: Acadêmica, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.