“O PROBLEMA É QUANDO ELE BEBE”:
EMBRIAGUEZ E DROGADIÇÃO EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER NA COMARCA DE URUGUAIANA/RS
Resumo
Trata-se de pesquisa empírica que investiga a correção entre alcoolismo e/ou drogadição em contexto de violência doméstica na Comarca de Uruguaiana/RS. Investigou-se cerca de 14% de todos os casos de violência doméstica encaminhados ao sistema de justiça na comarca de Uruguaiana no ano de 2022. A investigação utiliza fontes primárias (pedidos de medidas protetivas autuados pelas delegacias de polícia, em especial, boletins de ocorrência e termos de depoimentos das requerentes das medidas). O critério de classificação dos documentos são as informações prestadas no relato das vítimas denunciantes e nos registros das autoridades: reputação (ou não) de uso de álcool e/ou drogas pela parte denunciada como agressor. A partir desse critério, sistematiza-se uma análise relacional entre os grupos e o tipo de conduta denunciada, bem como sua recorrência. A análise do período indicou presença de álcool e/ou drogas em quatro em cada dez casos de violência doméstica e indicou significativa predominância de modalidades de violência física direta e real contra a vítima (lesão corporal, vias de fato, cárcere privado) nos grupos associados ao uso das substâncias citadas. Nos grupos sem reputação de consumo de álcool ou drogas, as modalidades de violência predominantes foram ameaça, perseguição e violência psicológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.