Escritório Modelo Interdisciplinar (EMI): Projeto Participativo no Bairro Nova York - Forquilhinha/SC
DOI:
https://doi.org/10.18616/civiltec.v2i1.5334Resumo
A interação do meio acadêmico com a comunidade desperta o senso crítico e coloca desafios para aplicação da criatividade e dos saberes teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação universitária dos cursos de arquitetura e urbanismo e das engenharias. Nessa perspectiva, o Escritório Modelo Interdisciplinar de Assistência Técnica - EMI, que integra a estrutura do Programa Permanente de Extensão Habitat + Humano, Inclusivo e Sustentável - PEHIS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, trabalha as atividades extensionistas interdisciplinares em parceria com instituições locais.
O Estatuto da Cidade estabelece a possibilidade de cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social das cidades.
O EMI tem por objetivo geral propor projetos colaborativos por meio da assistência técnica gratuita, no desenvolvimento de ações que envolvam entidades representativas das comunidades locais, instituições e a administração pública, para viabilizar projetos no campo da habitação de interesse social e de equipamentos comunitários. A experiência aqui apresentada compreende a realização de um projeto participativo de urbanização, arquitetura, paisagismo e engenharia de um complexo de equipamentos de cultura, esporte e lazer, sobre uma área de 2,18 ha, localizada no bairro Nova York, com raio de abrangência sobre os bairros Ouro Negro e Vila Franca, situados a leste do centro da cidade de Forquilhinha, e que somam cerca de 1.500 famílias.
Downloads
Referências
IMAI, César. A Participação de Usuários nos Processos Avaliativos: Metodologias e Resultados. In: Qualidade ambiental na habitação: avaliação pós-ocupação / Simone Barbosa Villa, Sheila WalbeOrnstein, (orgs.). - São Paulo : Oficina de Textos, 2013, pp. 75-91.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?Tradução de Rosiska Darcy de Oliveira, 16ª ed. - Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE OBRA
Tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros
1) DADOS DO AUTOR
1.1 Nome: _____________________________________________
1.2 CPF: ______________________________________________
1.3 Vínculo com a instituição: ______________________________
(acadêmico de pós graduação stricto sensu, docente, pesquisador, técnico-administrativo)
2) INFORMAÇÕES DA OBRA
2.1 Identificação da obra: __________________________
(tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros)
2.2 Título da obra: ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
Criciúma, ____ de ________________ de _______.
Assinatura: ________________________________