Escritório Modelo Interdisciplinar (EMI): Projeto Participativo no Bairro Nova York - Forquilhinha/SC

Autores

  • Jorge Luiz Vieira Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Evelise Chemale Zancan Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Vanildo Rodrigues Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18616/civiltec.v2i1.5334

Resumo

A interação do meio acadêmico com a comunidade desperta o senso crítico e coloca desafios para aplicação da criatividade e dos saberes teóricos e práticos adquiridos ao longo da formação universitária dos cursos de arquitetura e urbanismo e das engenharias. Nessa perspectiva, o Escritório Modelo Interdisciplinar de Assistência Técnica - EMI, que integra a estrutura do Programa Permanente de Extensão Habitat + Humano, Inclusivo e Sustentável - PEHIS, da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, trabalha as atividades extensionistas interdisciplinares em parceria com instituições locais.

O Estatuto da Cidade estabelece a possibilidade de cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social das cidades.

O EMI tem por objetivo geral propor projetos colaborativos por meio da assistência técnica gratuita, no desenvolvimento de ações que envolvam entidades representativas das comunidades locais, instituições e a administração pública, para viabilizar projetos no campo da habitação de interesse social e de equipamentos comunitários. A experiência aqui apresentada compreende a realização de um projeto participativo de urbanização, arquitetura, paisagismo e engenharia de um complexo de equipamentos de cultura, esporte e lazer, sobre uma área de 2,18 ha, localizada no bairro Nova York, com raio de abrangência sobre os bairros Ouro Negro e Vila Franca, situados a leste do centro da cidade de Forquilhinha, e que somam cerca de 1.500 famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Vieira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor do Curso de Arqquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e corrdenador do Projeto De Extensão Escritório Modelo Interdisciplinar de Assistência Técnica (EMI).

Evelise Chemale Zancan, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professora do Curso de Engenharia Civil.

Vanildo Rodrigues, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professor do Curso de Engenharia de Agrimensura

Referências

IMAI, César. A Participação de Usuários nos Processos Avaliativos: Metodologias e Resultados. In: Qualidade ambiental na habitação: avaliação pós-ocupação / Simone Barbosa Villa, Sheila WalbeOrnstein, (orgs.). - São Paulo : Oficina de Textos, 2013, pp. 75-91.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?Tradução de Rosiska Darcy de Oliveira, 16ª ed. - Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2013.

Downloads

Publicado

2019-12-10