Análise do módulo de elasticidade e permeabilidade de argamassas de rejuntamento para uso em ambientes internos úmidos

Autores

  • Larissa Maffioleti Motta Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC
  • Elaine Guglielmi Pavei Antunes Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC
  • Humberto Ramos Roman Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucas Lopes Vitali Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18616/civiltec.v2i1.5341

Resumo

As juntas são pequenos espaços deixados entre as placas cerâmicas, conforme Pilla (2013), elas são indispensáveis, pois representam um importante elemento na estabilidade no sistema de revestimento cerâmico. A argamassa de rejuntamento, também chamada de rejunte, refere-se a argamassa utilizada para preencher essas juntas, após o assentamento. Em ambientes úmidos o rejunte fica exposto à grandes variações volumétricas devido as movimentações de origem higroscópicas, portanto deve apresentar características de flexibilidade que auxiliem no alivio do estado de tensões do revestimento e de impermeabilidade, para que, assim, não haja perdas de desempenho. O referido estudo tem por objetivo analisar a permeabilidade e o módulo de elasticidade de argamassas de rejuntamento, compostas por cimento Portland, de diferentes fabricantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 13280: Argamassa para assentamento de paredes e revestimento de paredes e tetos - Determinação da densidade de massa aparente no estado endurecido. Rio de Janeiro: ABNT, 1995.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14992: A.R. – Argamassa à base de cimento Portland para rejuntamento de placas cerâmicas – Requisitos e métodos de ensaios. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15630: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Determinação do módulo de elasticidade dinâmico através da propagação de onda ultra-sônica. Rio de Janeiro, 2008.

SILVA, R. P. Argamassas com adição de fibras de polipropileno – estudo comportamento reológico e mecânico. 2006. 191 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.

PAES, I. N. L.; CARASEK, H. Desempenho das argamassas de rejuntamento no sistema de revestimento cerâmico. Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído: ANTAC, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p.93-103, abr. 2002.

PILLA, A. W. Revestimento cerâmico com utilização de rejunte industrializado de base cimentícia: estudo do fenômeno da mancha d'água. 2013. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

Downloads

Publicado

2019-12-10