Análise comparativa entre modelagem por paredes compostas com aplicação de peças e modelagem por camadas separadas em BIM – estudos de caso.
DOI:
https://doi.org/10.18616/civiltec.v7i2.6778Resumo
Com o passar dos anos a demanda por projetos bem elaborados e detalhados vem crescendo devido à complexidade das edificações e necessidade de evitar problemas durante a execução gerados por erros de compatibilidade. A incorporação da tecnologia BIM no ramo proporciona uma melhora significativa no gerenciamento, precisão e velocidade da engenharia de construção, principalmente no ramo de orçamentos, pois permite a retirada automática de quantitativos baseada nas características geométricas do modelo. Entretanto, as diferentes técnicas de modelagem nos Softwares BIM podem influenciar nos valores obtidos. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é realizar uma análise comparativa entre duas diferentes técnicas de modelagem: paredes compostas com aplicação de peças e paredes por camadas separadas; a partir de dois estudos de caso. Para tal, verifica-se as distinções entre o levantamento de quantitativos, as vantagens e desvantagens observadas durante a modelagem para cada técnica e como estas se comportam em cada fase do projeto. Com base nos estudos, concluiu-se que a modelagem de paredes por camadas separadas se mostrou mais eficiente para fases finais do projeto, onde a forma da edificação já está bem definida, por gerar um levantamento de quantitativos correto ao mesmo tempo que dispensa a necessidade de retrabalho inerente à metodologia de modelagem por paredes compostas com aplicação de peças, evitando possíveis erros e pontos despercebidos. A modelagem por paredes compostas, por sua vez, se apresenta muito útil em fases iniciais do projeto devido à rapidez e agilidade inerentes a metodologia, permitindo facilidade nas diversas alterações na forma da edificação para adequar-se aos gostos do cliente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE OBRA
Tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros
1) DADOS DO AUTOR
1.1 Nome: _____________________________________________
1.2 CPF: ______________________________________________
1.3 Vínculo com a instituição: ______________________________
(acadêmico de pós graduação stricto sensu, docente, pesquisador, técnico-administrativo)
2) INFORMAÇÕES DA OBRA
2.1 Identificação da obra: __________________________
(tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros)
2.2 Título da obra: ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
Criciúma, ____ de ________________ de _______.
Assinatura: ________________________________