A Análise crítica e conceitual dos Métodos Racional, Snyder e SCS
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo o estudo detalhado dos conceitos e métodos propostos pelos estudos de Mulvany (1851) e Kuichling (1889), ou seja o Método Racional; Método do Hidrograma Unitário Sintético de Snyder (1938); e, Soil Conservation Service (1964 e 1972), com o intuito de apresentar uma análise crítica e avaliar as semelhança e diferenças entre os três métodos, que são sem dúvida os mais largamente utilizados para o dimensionamento de obras de micro e macrodrenagem no Brasil. A metodologia utilizada foi a descrição conceitual bibliográfica, associada a análise crítica e a simulação de resultados de aplicação. Os resultados demonstram semelhanças conceituais entre os métodos, cabendo destaque a escala de aplicação, principalmente relacionada a discretização temporal da chuva efetiva (parâmetro de entrada dos modelos), bem como da evolução metodológica apresentada pelo Método SCS, quanto à sua forma de estimação. Conclui-se que os ábacos elaborados, bem como o detalhamento conceitual apresentado, podem auxiliar à comunidade técnico-científica e a melhor aplicação dos métodos na solução dos problemas de engenharia hidrológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DE OBRA
Tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros
1) DADOS DO AUTOR
1.1 Nome: _____________________________________________
1.2 CPF: ______________________________________________
1.3 Vínculo com a instituição: ______________________________
(acadêmico de pós graduação stricto sensu, docente, pesquisador, técnico-administrativo)
2) INFORMAÇÕES DA OBRA
2.1 Identificação da obra: __________________________
(tese, dissertação, livro, capítulo de livro, artigo, anais, outros)
2.2 Título da obra: ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.
Criciúma, ____ de ________________ de _______.
Assinatura: ________________________________
