Perdas de calor em Sistemas Prediais de água quente: Análise energética de materiais para tubulações

Autores

  • Armando Traini Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) http://orcid.org/0000-0002-9502-0949
  • Bruna Farah Instituto Federal de São Paulo
  • Laís Aparecida Ywashima

Resumo

Um dos grandes desafios para os projetos de Engenharia é a redução dos impactos por eles gerados e, no caso dos Sistemas Prediais, principalmente durante o uso e a operação. Assim, a melhor compreensão sobre o processo de perda de calor é fundamental para a melhoria da eficiência do sistema como um todo. O objetivo deste trabalho é apresentar como se dão as perdas de calor em sistemas prediais de água quente, em regime permanente e equilíbrio térmico, e avaliar o desempenho energético na utilização de tubulações de diferentes materiais (CPVC, PPR e cobre) e isolante térmico em espuma elastomérica. Constatou-se, a partir um modelo para a transmissão de calor, que a perda de calor em tubulações de água quente pode ser estimada em função de: diâmetro externo e interno da tubulação, coeficiente superficial de transmissão de calor do ar circundante, condutividade térmica da tubulação e da temperatura ambiente e interna do tubo. Foi constatado que, para os diâmetros comerciais analisados, as tubulações de PPR PN20 (DN 25) e cobre (DN 22) apresentaram perfis de decaimento de temperatura associada ao fluxo de água similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Traini Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutorado em Engenharia Civil na UNICAMP , Mestrado em Engenharia POLI-USP e graduação em Engenharia Civil EESC - USP. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) nas disciplinas de Hidráulica (Condutos forçados e Canais), Sistemas Prediais Hidrossanitários (água fria, água quente, esgoto e águas pluviais) e Hidrologia. 

Downloads

Publicado

2025-07-22