UM OLHAR SOBRE “O SEGUNDO SEXO: FATOS E MITOS" DE SIMONE DE BEAUVOIR
Resumo
É importante iniciar o presente trabalho apresentando um entendimento sobre gênero, isso porque, quando o conceito é evocado associa-se a ele, quase que instantaneamente, “mulheres” ou, pelo menos, espera-se que este esteja relacionado ao feminino. Essa é uma visão simplista, pois gênero corresponde à construção histórico-cultural das identidades masculina e feminina, produzindo efeitos nos corpos, nas ações e relações, isto é, criando um sistema de gênero – em outras palavras, um sistema de crenças que especificam o que é característico de um e outro sexo, determinando os direitos, os espaços, as atividades e as condutas próprias de cada um –. Essa visão está de acordo com Joan Scott (1999, p. 16) que define gênero como uma maneira de dar significado às relações de poder, sendo um primeiro campo por meio do qual o poder é articulado. Tais compreensões são importantes para entendermos o que motivou a criação do grupo de leitura: estudos de gênero no PPGFil – UNISINOS, bem como entender a escolha do grupo na obra apresentada.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente ao Seminário Filosofia e Sociedade, que serão apresentados nele e posteriormente, após avaliação da comissão, publicados; Não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, eventos ou anais. As contribuições podem ser apresentadas em português, sendo necessário a submissão da versão, e sua apresentação no evento correspondente ao Seminário. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação para apresentação no evento e posterior publicação. Os manuscritos submetidos são analisados preliminarmente pelo Coordenador do Seminário e aqueles selecionados são avaliados por Comissão Avaliadora. A decisão final cabe à Comissão Avaliadora e ao Coordenador do Seminário. Os manuscritos submetidos devem atender à política editorial do ANAIS.
O trabalho descrito resumo expandido deve ser apresentado com declaração de responsabilidade de conteúdo; o termo de transferência de direitos autorais e inexistência de plágio, devidamente assinados por todos os autores.