O MODO COMO O PODER SE EFETUA É O ETERNO RETORNO
Resumo
Os filósofos Nietzsche e Heidegger, mantiveram um posicionamento antagônico à metafísica tradicional conforme evidencia-se na história da filosofia europeia. Não obstante, Heidegger defendeu a ideia de que a vontade de poder proposta por Nietzsche, estabeleceu ainda, uma filosofia de caráter metafísico. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é promover uma breve interpretação heideggeriana de Nietzsche, ponderando que Heidegger, mesmo denunciando Nietzsche de metafísico, apreende, em parte, de suas reflexões. Assim, o eterno retorno para Heidegger ultrapassa a estrutura metafísica, mostrando a expressão trágica da vida, e, para Nietzsche, de acordo com Heidegger, o que existe é o poder e, é o vir a ser de si mesmo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente ao Seminário Filosofia e Sociedade, que serão apresentados nele e posteriormente, após avaliação da comissão, publicados; Não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, eventos ou anais. As contribuições podem ser apresentadas em português, sendo necessário a submissão da versão, e sua apresentação no evento correspondente ao Seminário. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação para apresentação no evento e posterior publicação. Os manuscritos submetidos são analisados preliminarmente pelo Coordenador do Seminário e aqueles selecionados são avaliados por Comissão Avaliadora. A decisão final cabe à Comissão Avaliadora e ao Coordenador do Seminário. Os manuscritos submetidos devem atender à política editorial do ANAIS.
O trabalho descrito resumo expandido deve ser apresentado com declaração de responsabilidade de conteúdo; o termo de transferência de direitos autorais e inexistência de plágio, devidamente assinados por todos os autores.