A MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS E A PERPETUAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ACRÍTICA
Resumo
Por meio de uma revisão bibliográfica e documental, o presente resumo visa apresentar uma temática que tem tomado a atenção das discussões educacionais atuais, a saber, o processo de militarização de escolas públicas no Brasil, tendo em vista questionar se o recente aumento da militarização das escolas pode contribuir para a perpetuação de um sistema de educação acrítica. Para isso, se configura em reflexões gerais sobre o objeto na ótica de uma perspectiva crítica da educação, pautando também alguns aspectos histórico-políticos da temática em questão.
Palavras-cheve: Educação; Militarização; Senso Crítico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente ao Seminário Filosofia e Sociedade, que serão apresentados nele e posteriormente, após avaliação da comissão, publicados; Não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, eventos ou anais. As contribuições podem ser apresentadas em português, sendo necessário a submissão da versão, e sua apresentação no evento correspondente ao Seminário. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação para apresentação no evento e posterior publicação. Os manuscritos submetidos são analisados preliminarmente pelo Coordenador do Seminário e aqueles selecionados são avaliados por Comissão Avaliadora. A decisão final cabe à Comissão Avaliadora e ao Coordenador do Seminário. Os manuscritos submetidos devem atender à política editorial do ANAIS.
O trabalho descrito resumo expandido deve ser apresentado com declaração de responsabilidade de conteúdo; o termo de transferência de direitos autorais e inexistência de plágio, devidamente assinados por todos os autores.