POTENCIALIDADE IMAGÉTICA PARA A HUMANIZAÇÃO EMANCIPADORA DAS CRIANÇAS NEGRAS: O MENINO NITO
Resumo
Nos propomos a realizar reflexões no que concerne a questão da subjetividade na imagem como representatividade da criança negra. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental que se apropriou da análise bibliográfica como instrumental e que teve como objeto de estudo o livro literário “O menino Nito”, da autora Sônia Rosa com ilustração de Victor Tavares.Os pressupostos teóricos foram baseados em Antônio Candido (2002), Kabegenle Munanga (2005-2006), Frantz Fanon (2008), Theodor Adorno (2010) e Christian Muleka Mwewa (2010).Partiu-se dos questionamentos: Os personagens do livro são representados a partir de um padrão eurocêntrico? É possível por meio da literatura infantil possibilitar a formação cultural e emancipação da criança negra? Diante da problemática, o objetivo desta pesquisa é analisar a obra "O menino Nito", discutindo a respeito da importância da literatura para a humanização dos estudantes e emancipação de crianças negras. Consideramos que, os livros literários infantis que trazem os personagens negros como protagonistas abrem caminhos para experiências mais fecundas, sensíveis e humanas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente ao Seminário Filosofia e Sociedade, que serão apresentados nele e posteriormente, após avaliação da comissão, publicados; Não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, eventos ou anais. As contribuições podem ser apresentadas em português, sendo necessário a submissão da versão, e sua apresentação no evento correspondente ao Seminário. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação para apresentação no evento e posterior publicação. Os manuscritos submetidos são analisados preliminarmente pelo Coordenador do Seminário e aqueles selecionados são avaliados por Comissão Avaliadora. A decisão final cabe à Comissão Avaliadora e ao Coordenador do Seminário. Os manuscritos submetidos devem atender à política editorial do ANAIS.
O trabalho descrito resumo expandido deve ser apresentado com declaração de responsabilidade de conteúdo; o termo de transferência de direitos autorais e inexistência de plágio, devidamente assinados por todos os autores.