O CONTEXTO SOCIAL E SUA INFLUÊNCIA NA ESCOLA
Resumo
Na organização da sociedade é possível ver, na trajetória de sua história, um grupo sendo governado pelos interesses do outro, que muitas vezes acontece por meio de atitudes de opressão, subordinação de interesses, direitos das classes dominadas entre outros. Conforme leitura de Santos ( 2009), essa organização é histórica decorrente da colonização que repercute de um sistema capitalista produzindo e reproduzindo um exercício de liderança sob as demais classes imposta , o que o autor chama de linha abissal, partindo de uma repartição cartográfica eurocêntrica que formou o eurocentrismo. Reflete na realidade atual essa organização histórica da sociedade. O poder, geralmente, vem a partir da burguesia, a qual define o modo de pensar e de agir dos demais. Partindo desse olhar, conduzido pelas leituras realizadas de Santos (2009), que foram propostas na disciplina Saberes Docentes e Pós-Modernidade: Relações Interdisciplinares para Abordagens de Temas Sociais Emergentes, oferecida no Programa de Pós Graduação em Educação da UEL, se tem como objetivo discutir o contexto da linha abissal e sua influência na escola, em especial a escola pública, que está permeada por um discurso de educação para todos, por um currículo comum, por materiais únicos entre outros tantos discursos. Sabemos que essa voz, estando presente na escola, reafirma as pedagogias hegemônicas e vai de encontro ao discurso de uma escola para todos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente ao Seminário Filosofia e Sociedade, que serão apresentados nele e posteriormente, após avaliação da comissão, publicados; Não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, eventos ou anais. As contribuições podem ser apresentadas em português, sendo necessário a submissão da versão, e sua apresentação no evento correspondente ao Seminário. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação para apresentação no evento e posterior publicação. Os manuscritos submetidos são analisados preliminarmente pelo Coordenador do Seminário e aqueles selecionados são avaliados por Comissão Avaliadora. A decisão final cabe à Comissão Avaliadora e ao Coordenador do Seminário. Os manuscritos submetidos devem atender à política editorial do ANAIS.
O trabalho descrito resumo expandido deve ser apresentado com declaração de responsabilidade de conteúdo; o termo de transferência de direitos autorais e inexistência de plágio, devidamente assinados por todos os autores.