O VIDEOCAMP COMO DISPARADOR DO MOVIMENTO DE MICROPOLITICA ATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA PENSAR O CURRICULO
Resumo
O presente artigo traz a reflexão sobre o cotidiano escolar e o trabalho pedagógico que nele acontece, considerando-o como espaço de representação da sociedade e o currículo como meio de controle da política neoliberal estabelecida e seus mecanismos. O objetivo desse artigo é refletir sobre a possibilidade de se utilizar a linguagem fílmica, a partir da plataforma videocamp e seu acervo, para a reflexão das vivências cotidianas de exclusão e manutenção do status quo, na formação continuada de professores. Para tal, pretende-se realizar oficinas para análise e reflexão de filmes autorais da plataforma que trazem assuntos recorrentes da vida cotidiana e tão necessários de discussões e o registro cartográfico como método científico para investigar essa produção da pesquisa que busca responder se o Videocamp poderá de fato ser o disparador do movimento de micropolítica ativa na formação continuada de professores para (re)pensar o currículo e combater a exclusão social na/da escola? A proposta de pesquisa, a que se refere o artigo deverá ser aplicada e por essa razão ainda não traz seus resultados
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente ao Seminário Filosofia e Sociedade, que serão apresentados nele e posteriormente, após avaliação da comissão, publicados; Não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, eventos ou anais. As contribuições podem ser apresentadas em português, sendo necessário a submissão da versão, e sua apresentação no evento correspondente ao Seminário. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação para apresentação no evento e posterior publicação. Os manuscritos submetidos são analisados preliminarmente pelo Coordenador do Seminário e aqueles selecionados são avaliados por Comissão Avaliadora. A decisão final cabe à Comissão Avaliadora e ao Coordenador do Seminário. Os manuscritos submetidos devem atender à política editorial do ANAIS.
O trabalho descrito resumo expandido deve ser apresentado com declaração de responsabilidade de conteúdo; o termo de transferência de direitos autorais e inexistência de plágio, devidamente assinados por todos os autores.