DECOMPOSIÇÃO IMAGÉTICA DO CONTO ‘RAPUNZEL’:
ANÁLISE SOBRE O ANÚNCIO PÚBLICITÁRIO ‘CONTOS DE MELISSA’
Resumo
A mercantilização da subjetividade femina presente no conto de ‘rapunzel’ provem do processo tecnológico de fabricação da cultura que através de determinada padronização social, a lógica do capital formaliza os sujeitos. Desta maneira, segundo Adorno (1995) a cultura se decompõe de interesses econômicos para que através do processo de semiformação e alienação, os indivíduos se conformem com a realidade imposta. Logo, esse pensamento tem caráter manipulativo, pois promove a massificação da sociedade capitalista através da irracionalidade objetiva que dita normas aos sujeitos para que se conformem as estratégias de produção da cultura econômica transformando-os em mercadorias.
Porém essa manipulação, de acordo com Adorno é feita de forma sutil, sendo que a indústria do consumo promove uma cultura de aspecto estético pautada em uma lógica de organização social em que os indivíduos são seduzidos a partir do fetiche da mercadoria a seguirem determinados pensamentos impostos para a construção de identidades empobrecidas.
A partir desse processo de sujeição dos indivíduos, as subjetividades são determinadas nos termos do capital para criação de identidades homogêneas aptas a violência simbólica. Nesse processo acontece a expropriação da possibilidade de reflexão, em que o ser humano se torna coisificado a partir da subordinação da cultura, impossibilitando os processos de autonomia e emancipação dos indivíduos.
O texto tem como objetivo analisar a imagem publicitária da marca grandene, em que no ano de 2008, lançou sandálias da marca melissa com a utilizção de imagens que decompoem a subjetividade das princesas, em um falso discurso de ‘empoderamento feminino’. Sendo assim, a análise possui caráter crítico-dialético a partir de uma visão semiótica.
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