ACESSO À JUSTIÇA ATRAVÉS DA ARBITRAGEM NO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA/SC
Resumo
O presente artigo foi elaborado a partir da pesquisa realizada em 2004, no município de Criciúma/SC, com o objetivo de realizar uma análise pragmática do instituto da arbitragem, verificando se sua implementação proporciona efetivo acesso à justiça. A metodologia do estudo foi a pesquisa de campo, fundamentada por base jurídica legal e obras doutrinárias sobre o instituto da arbitragem e direito processual. A amostragem foi constituída por autos dos processos de um órgão arbitral de Criciúma/SC. Os dados colhidos permitiram a identificação dos ramos de atividade dos seus usuários, bem como os custos do procedimento para os requerentes e requeridos. Também foram descritas todas as atividades realizadas pela instituição. Os instrumentos de pesquisa foram a observação e a documentação direta e indireta, com a utilização de um roteiro estruturado para a coleta dos dados processuais. O tratamento dos dados foi quantitativo, resultando em demonstração gráfica, para posterior análise dos resultados, dentro dos parâmetros de pesquisa. Constatou-se que a arbitragem apresenta aspectos favoráveis e desfavoráveis para a implementação do acesso à justiça, entendido como o amplo acesso a meios de jurisdição para a resolução de controvérsias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.