LETRAMENTO EM SAÚDE E ADESÃO AO TRATAMENTO MEDICAMENTOSO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
Letramento em saúde indica a competência em que os indivíduos têm de obter, processar, compreender informações e serviços básicos de saúde necessários, para então tomar as devidas decisões adequadas de sua própria saúde, entre elas a adesão ao tratamento medicamentoso. Entende-se como adesão, o grau de concordância entre o comportamento de um indivíduo e as recomendações do profissional de saúde em relação a um tratamento, seja ele medicamentoso, nutricional ou mudança no estilo de vida. O presente estudo consistiu em uma revisão da literatura, cuja busca foi realizada no banco de dados PubMed, com o descritor de assunto Medical Subject Headings (Mesh), com a seguinte estratégia de busca: health literacy AND medication adherence. A busca no banco de dados gerou 122 resultados, dos quais 89 atenderam aos critérios de inclusão. Dentre os artigos, 41 avaliaram associação do letramento em saúde e adesão ao tratamento medicamentoso e 48 não avaliaram. Evidenciou-se que a maioria dos resultados indicaram uma relação positiva entre a associação do letramento em saúde e adesão ao tratamento medicamentoso, apesar da disparidade de resultados. Ressalta-se que a adesão ao tratamento é multifatorial, podendo o letramento em saúde ser um dos fatores que interfere nos resultados desfavoráveis em saúde. Palavras-chave: Letramento em Saúde. Adesão ao tratamento. Medicamento. Revisão.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.