CIDADE EDUCADORA E SISTEMAS DE ESPAÇOS LIVRES NA ABORDAGEM DA ACESSIBILIDADE: estudo de caso na região da grande Santa Luzia, em Criciúma.
Resumo
Os espaços livres públicos são locais não edificados que formam uma trama na malha urbana das cidades. São um sistema complexo de interconexões com ambientes de lazer, contemplação, ócio, circulação, conforto, conservação e requalificação ambiental, drenagem, memória urbana e recreação. Tais características evidenciam a importância que estes locais tem na cidade, influenciando inclusive na qualidade de vida da sociedade. Nesse cenário estruturam-se dois projetos de pesquisa: Espaços livres públicos: acessibilidade para todos e Espaços Livres Públicos na Cidade Educadora, financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), realizados na área do Programa de Extensão Território Paulo Freire, desenvolvido pela UNESC na região da Grande Santa Luzia, em Criciúma. A abordagem metodológica destaca, por um lado, a caracterização do Sistema de Espaços Livres da área e de outro pela avaliação pós-ocupação de acessibilidade nas calçadas no recorte, utilizando a metodologia “Active Design: Shaping the Sidewalk Experience”. As primeiras aproximações feitas pelo estudo já identificam elementos que apontam para um tipo de “deseducação” da cidadania impressa no espaço urbano. Este quadro fortalece a concepção de uma ideia de “cidadania espacial” como aspecto fundamental em uma proposta de Cidade Educadora no século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.