O ESTRESSE FAMILIAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO – TEA
Resumo
A proposta deste estudo foi identificar o estresse nas famílias de crianças com o Transtorno o Espectro Autismo – TEA, e a relação da família com outros filhos não autistas. Trata-se de uma pesquisa de revisão não sistemática, desenvolvida a partir de artigos científicos publicados entre os anos de 2003 a 2015, foram consultadas as bases de dados bibliográficas Scielo (Scientific Eletronic Libraly Online); Pepsic (Periódicos Eletrônicos de Psicologia) e Google Acadêmico. Foram analisados 49 artigos, sendo desses, 10 estudados na integra. Os resultados revelaram, que a gravidade dos sintomas do TEA, são gatilhos desencadeadores do estresse parental, com maior sobrecarga na mãe pela questão social dos cuidados com o filho. Destaca-se a importância de estabelecer estratégias para análise mais aprofundada do perfil dessas famílias, e consequentemente criar redes de apoio para um trabalho preventivo, com a finalidade de auxiliar os indivíduos na prevenção de fatores estressores, que podem resultar no comprometimento da qualidade de vida da família e da criança com TEA.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.