CEFALEIA PÓS-PUNÇÃODURAL EM PACIENTES SUBMETIDAS A CIRURGIAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Resumo
Objetivo: Avaliar a incidência de cefaleia pós-raquianestesia em pacientes submetidas a procedimentos cirúrgicos em um Hospital Universitário. Métodos: Um estudo prospectivo, analítico e descritivo, entre dezembro de 2016 a abril de 2017, foi realizado, sendo coletados dados de 130 pacientes submetidas a procedimentos ginecológicos e obstétricos. Os dados foram coletados no dia do procedimento e posteriormente em dois tempos para diagnóstico de CPPD. As análises foram realizadas através de resultados descritivos e odds ratio para associação de causalidade. Resultados: Das 130 pacientes, cinco não foram localizadas, sendo excluídas do acompanhamento. A média de idade das pacientes foi de 36,8 anos ± 16,1, e a média do IMC de 29,4 kg.m-² ± 6,8. Quanto às cirurgias realizadas, 50% foram cesarianas e as demais foram distribuídas entre cirurgias ginecológicas e obstétricas diversas. Todas as pacientes foram submetidas a RA com agulha Quincke, nos calibres 20 (0,77%), 25 (38,4%), 26 (45,4%) e 27 (15,43%). Os residentes em anestesiologia realizaram 99% das anestesias (68% do primeiro ano (R1), 25% do segundo (R2), e 6% do terceiro (R3)), e 1% realizada por staff do serviço. Durante o acompanhamento, 5,6% (n=7) pacientes desenvolveram CPPD. Comparando a categoria dos residentes e a incidência de cefaleia, observou-se um OR > 1 quanto à experiência do anestesiologista e quanto ao calibre da agulha. Conclusões: A incidência de CPPD neste estudo foi superior ao comparado na literatura. O maior calibre da agulha e a menor experiência profissional foram fatores de risco de maior associação à CPPD.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.