A ÉTICA DE LAO ZI E CONFÚCIO: REFLEXÕES SOBRE O FAZER EM SAÚDE E A NATUROLOGIA
Resumo
Introdução: O pensamento chinês configura-se como um pensamento ético. Dois são os pensadores da china antiga de referência: Confúcio e Lao Zi. A presente pesquisa trata de refletir sobre o fazer em saude na naturologia com base no pensamento destes pensadores. Objetivos: Sistematizar as reflexões éticas desenvolvidas, acerca do pensamento de Lao Zi e de Confúcio e refletir sobre a naturologia. Metodologia: Foi realizado um levantamento sistemático da literatura em bases de dados que selecionou artigos que desenvolveram reflexoes éticas a partri de Confúcio e Lao Zi. Os artigos foram fichados e sistematizados em planilha excel. Resultados: Foram selecionados 13 artigos, sendo que 12 são revisões bibliográficas e uma pesquisa etnográfica. Dos 13 artigos, 11 são reflexões éticas de Confúcio e 2 de Lao Zi. Os temas variam entre: saúde, educação, família e relacionamentos, civilização e cultura. Desses trabalhos, 7 fazem reflexões éticas sobre promoção de saúde. Considerações finais: As reflexões éticas desenvolvidas são de grande contribuição para se pensar as problemáticas contemporâneas de saúde e a conduta frente a elas. Quanto a naturologia desenvolvemos reflexões quanto ao papel do naturólogo na relação terapêutica e sobre a ampliação da perspectiva da saúde como desenvolvimento ético/pessoal do indivíduo.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.