IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS POR UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA NO MUNICÍPIO DE JOAÇABA/SC
Resumo
O crescente consumo de painéis de madeira reconstituída, como alternativa para substituir a madeira maciça, reforça as discussões sobre os impactos ambientais causados e os resíduos gerados pelo setor moveleiro. Considerando a relevância das indústrias de móveis no setor econômico brasileiro e catarinense, este estudo tem como objetivo identificar e quantificar os principais tipos de resíduos gerados no processo de fabricação dos móveis. Para a quantificação foram pesados os recortes das chapas, em kg, bem como o pó proveniente do MDF. Calculou-se o volume em m³ de cada chapa de MDF utilizada para a fabricação dos móveis, relacionando-o com a densidade média do material, em kg/m³. Então, obteve-se o peso total em kg das chapas utilizadas. O percentual final da geração de resíduos foi obtido através da média aritmética das porcentagens de resíduos gerados na fabricação dos móveis de cada ambiente. Verificou-se que os principais resíduos gerados foram peças de MDF, pó de MDF e fita de borda de PVC. Verificou-se ainda que, a taxa de geração de resíduos para a indústria moveleira estudada foi de 4,72%. Por fim, concluiu-se que estes resíduos, além de volumosos tem destino ambientalmente incorreto, sendo em muitos casos, queimados a céu aberto.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.