FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E PRECONCEITO À DOCÊNCIA: LICENCIATURA EM FILOSOFIA EAD/UFSC
Resumo
Neste artigo procura-se apresentar paralelos entre a formação de professores no Brasil, evidenciando a existência de licenciaturas com formação bacharelesca, e o preconceito com a docência que reverbera na formação de professores. Busca-se a análise das implicâncias da formação docente no mercado de trabalho, onde a função docente é muitas vezes desestimulada. Para esta pesquisa, além que levantamento bibliográfico, foi realizado uma análise do Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) do curso de Filosofia EAD da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Tal análise, juntamente com o levantamento bibliográfico, possibilita concluir que o curso em questão acaba por ter uma licenciatura mais bacharelesca, de forma que as aproximações do estudante com o magistério são pontuais e se limitam a algumas disciplinas. Sabe-se que um professor também precisa ser um pesquisador. Entretanto, o foco de toda licenciatura é bem formar o professor, o que envolve necessariamente o pensar crítico e a vinculação de todas as disciplinas do curso de licenciatura à função docente.
Palavras-chave: Formação de professores. Preconceito à docência. Licenciatura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.