CARACTERÍSTICAS DOS TRANSTORNOS DE LEITURA APRESENTADA POR ESTUDANTES BRASILEIROS: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18616/lendu.v7i1.8540Resumo
A leitura é uma tarefa cognitiva complexa que depende de uma série de processos interdependentes, dos quais entre os essenciais estão a identificação de palavras e a compreensão da informação lida. Diante de toda a complexidade envolvida, é natural que surjam dificuldades durante o desenvolvimento da aprendizagem em leitura. São frequentes as queixas de alunos que leem, mas não conseguem compreender. Em virtude disso, as avaliações de desempenho dos escolares brasileiros estão abaixo da média esperada, constatando a baixa qualidade da educação no Brasil. Contudo, alterações na habilidade de leitura podem estar relacionadas com fatores extrínsecos socioculturais, familiares ou da própria criança. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar sistematicamente a literatura científica para investigar as características dos transtornos de leitura apresentada por escolares brasileiros. Foi realizada uma busca eletrônica de artigos indexados nas seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Index Psi Revistas Técnico-Científicas (INDEXPSI), Web of Science via Periódicos CAPES, Google Acadêmico e PubMed via Publish or Perish, adotando como descritores (Mesh) “Dyslexia” OR alexia” OR “Reading Development Difficulty” OR “Developmental Dyslexia” OR “Reading Disorder” OR “Developmental Reading Disorder” Dyslexia OR alexia OR “Developmental Reading Disorder. Os resultados evidenciaram que os transtornos de aprendizagem da leitura mais frequentemente encontrados nos escolares brasileiros entre 6 e 12 anos estão relacionados principalmente à dislexia, além de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), problemas na função motora e função executiva, que podem comprometer o desempenho acadêmico nas séries iniciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista LENDU.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.