MODALIDADE EM INSTRUÇÕES DE AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS
UMA ANÁLISE SEGUNDO A GRAMÁTICA DISCURSIVO-FUNCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18616/lendu.v7i1.8814Resumo
Visando à análise de marcas de modalidade como manifestação da subjetividade de autor de Livro Didático de Inglês, investigamos 39 Manuais do Professor que integram 13 coleções de Livros Didáticos, depreendendo duas mil seiscentas e sessenta e duas cláusulas (excetuando-se as repetições), nas quais há instruções relativamente ao ensino de estruturas gramaticais. À luz de pressupostos da Gramática Discursivo-Funcional, analisamos parâmetros que integram o Nível Interpessoal, responsável por captar as distinções de formulação entre o falante e o ouvinte, quais sejam: (i) tipos de ilocuções; (ii) tipos de ato discursivo; (iii) uso de vocativo; (iv) operadores de mitigação e asseveração e (v) uso de condicionais. Os resultados revelam que as instruções ocorrem, em geral, via ilocuções imperativas, mas há também considerável uso de ilocuções declarativas, por meio das quais os autores de Livro Didático apresentam atos discursivos diversos como: ordem, possibilidade, explicação, pergunta, permissão, obrigação, proibição, negação, sugestão e desejo, correspondendo tais atos a três tipos de ilocuções presentes no corpus: imperativa, declarativa e interrogativa. Esses usos configuram-se como mecanismos de aproximação entre autor e professor, aos quais podemos acoplar o uso de vocativo majoritariamente em dois gêneros (professor/a); controle da força ilocucionária, ora reforçando o estado de coisas, ora mitigando-o, e uso de orações condicionais, visando a fornecer opções ao professor, no que tange às atitudes de condução da aula. Tais resultados conduzem-nos à constatação de que há modalização do discurso, o que é indício de perspectiva dialógica, mesmo em gênero instrucional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista LENDU.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos ao manuscrito submetido, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que o manuscrito submetido, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.