MODALIDADE EM INSTRUÇÕES DE AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS

UMA ANÁLISE SEGUNDO A GRAMÁTICA DISCURSIVO-FUNCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18616/lendu.v7i1.8814

Resumo

Visando à análise de marcas de modalidade como manifestação da subjetividade de autor de Livro Didático de Inglês, investigamos 39 Manuais do Professor que integram 13 coleções de Livros Didáticos, depreendendo duas mil seiscentas e sessenta e duas cláusulas (excetuando-se as repetições), nas quais há instruções relativamente ao ensino de estruturas gramaticais. À luz de pressupostos da Gramática Discursivo-Funcional, analisamos parâmetros que integram o Nível Interpessoal, responsável por captar as distinções de formulação entre o falante e o ouvinte, quais sejam: (i) tipos de ilocuções; (ii) tipos de ato discursivo; (iii) uso de vocativo; (iv) operadores de mitigação e asseveração e (v) uso de condicionais. Os resultados revelam que as instruções ocorrem, em geral, via ilocuções imperativas, mas há também considerável uso de ilocuções declarativas, por meio das quais os autores de Livro Didático apresentam atos discursivos diversos como: ordem, possibilidade, explicação, pergunta, permissão, obrigação, proibição, negação, sugestão e desejo, correspondendo tais atos a três tipos de ilocuções presentes no corpus: imperativa, declarativa e interrogativa. Esses usos configuram-se como mecanismos de aproximação entre autor e professor, aos quais podemos acoplar o uso de vocativo majoritariamente em dois gêneros (professor/a); controle da força ilocucionária, ora reforçando o estado de coisas, ora mitigando-o, e uso de orações condicionais, visando a fornecer opções ao professor, no que tange às atitudes de condução da aula. Tais resultados conduzem-nos à constatação de que há modalização do discurso, o que é indício de perspectiva dialógica, mesmo em gênero instrucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edina Maria Araújo de Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

A professora Edina Vasconcelos é Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará-UFC e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Possui também uma Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Ateneu-FATENE e é Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Atua como professora de Inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE, campus de Sobral, no Ensino Básico e Superior. Como pesquisadora, tem interesse em Linguística e em Linguística Aplicada, com foco em descrição e análise linguística, gêneros textuais, ensino de língua inglesa e análise de material didático.

Márluce Coan, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil, com pós-doutorado em Linguística Histórica no Instituto da Língua Galega da Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Professora Titular da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará – Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Coordenadora do Projeto Línguas & Histórias (Variação, multifuncionalidade e mudança em perspectiva sociofuncionalista e sócio-histórica). Áreas de interesse: Sociolinguística, Funcionalismo, Sociofuncionalismo e Linguística Histórica.

E-mail: marluce.coan@unila.edu.br / coanmalu@ufc.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5207079543082428

Downloads

Publicado

2024-06-05