O CONCEITO DE NÚMERO NA PROPOSIÇÃO DAVIDOVIANA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DE ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v3i2.5110Resumo
Nesta pesquisa, discutem-se as manifestações que os estudantes revelam, com relação ao conceito de número, durante as aulas de matemática desenvolvidas conforme o modo de organização do ensino na perspectiva de Davídov3 e seus colaboradores. Desse modo, a pergunta norteadora do estudo define-se como: o que caracteriza as manifestações, com relação ao conceito de número, que os estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de Criciúma expressam, quando o ensino é organizado segundo a proposição de Davídov e seus colaboradores? O procedimento de coleta de dados se deu pelo acompanhamento, e gravação de áudio e vídeo, pela pesquisadora durante as aulas. Os dados foram analisados na abordagem qualitativa a luz dos estudos de Davídov (2017). Tal estudo contrapõe os princípios didáticos da escola tradicional (resultantes no pensamento empírico) com os princípios do ensino desenvolvimental (possibilitam a formulação do pensamento teórico). As manifestações indicam que os alunos desenvolveram a ação investigativa, sendo que a atividade de estudo propiciou a análise das propriedades internas das grandezas, a relação com a unidade de medida e a formulação do modelo numérico. Desse modo, o estudo sugere que o Ensino Desenvolvimental possibilita aos alunos apropriações de caráter teórico com relação ao conceito científico de número, mesmo que algumas manifestações empíricas apresentam resquícios do ensino por vezes tradicional.
PALAVRAS CHAVE: Princípios Didáticos. Ensino Desenvolvimental. Número.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.