O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS DA EJA: UM OLHAR ATENTO ÀS DIFERENÇAS
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v3i3.5368Resumo
Suscitar uma discussão nos meios educacionais e não educacionais sobre a Educação de Jovens e Adultos é urgente e fundamental. Mesmo que se tenha a consciência da obrigatoriedade da educação, uma parcela da população ainda é excluída do sistema regular de ensino e da sociedade, pois o analfabeto sofre com atitudes preconceituosas nas práticas sociais. Optou-se por este tema por considerá-lo de extrema importância aos olhos de quem acredita e luta por uma educação justa e igualitária e ainda por não ser uma questão muito explícita na sociedade. Assim, trazer a problemática a ser pensada na situação em que se encontram os alunos da EJA na sociedade torna-se imprescindível. A metodologia escolhida para este estudo é a pesquisa de campo com um roteiro composto de cinco perguntas, com o objetivo geral de analisar como os alunos da EJA se percebem alfabetizados e letrados dentro de suas diferenças. Este trabalho traz pontos de discussão teórica a respeito das dificuldades, preconceito e a alfabetização e letramento dos alunos jovens e adultos, mostrando como se perceberam alfabetizados com suas especificidades e como enfrentaram o preconceito ao voltarem à escola depois de anos. Em suma, a partir das leituras e da pesquisa feita com os pesquisados pode-se perceber que, mesmo com tantas dificuldades e desafios os impedindo de seguir em busca dos seus objetivos, os alunos se mostraram vitoriosos e provaram que é possível se alfabetizar dentro de suas diferenças.
PALAVRAS-CHAVE: Educação de jovens e adultos. Alfabetização e letramento. Preconceito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.