GRUPO ESCOLAR PROFESSSOR TIBÚRCIO DE FREITAS: ENTRE VESTÍGIOS E MEMÓRIAS- URUSSANGA (1928 - 1941)
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v4i1.5744Resumo
RESUMO: De acordo com o histórico da Escola de Educação Básica Barão do Rio Branco este estabelecimento dá início as suas atividades com a denominação de Grupo Escolar Tibúrcio de Freitas, no ano de 1928. No ano de 1941 a escola é transferida para um prédio próprio e sua denominação muda para Grupo Escolar Barão do Rio Branco. No trabalho de levantamento de documentos para a organização do Arquivo Histórico da EEB Barão do Rio Branco, foram encontrados alguns documentos do antigo Grupo Escolar Professor Tibúrcio de Freitas. Em contato com estes registros houve a necessidade de investigar sobre a trajetória de mais de uma década do Grupo Escolar Professor Tibúrcio de Freitas, na perspectiva de seus ex-alunos/as. Diante desta problemática foram traçados os seguintes objetivos específicos: reconstruir a história do Grupo Escolar Professor Tibúrcio de Freitas, no contexto da criação dos Grupos Escolares em Santa Catarina durante os anos de 1930; perceber o momento de emergência do Grupo Escolar Professor Tibúrcio de Freitas no cenário da cidade de Urussanga (SC); buscar pistas nos documentos do Grupo Escolar Tibúrcio de Freitas sobre o funcionamento e o público atendido pela escola. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi de abordagem qualitativa. Além da análise dos documentos do Grupo Escolar Tibúrcio de Freitas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, a fim de coletar depoimento de dois ex-alunos e uma ex-aluna que estudaram na instituição, entre os anos de 1928 a 1941. A partir dos documentos analisados e depoimentos obtidos é possível afirmar que a a escola tradicional subsistiu, mesmo no contexto de inovação educacional demarcado pela introdução do Grupo Escolar. Há indícios, a partir destas lembranças que o castigo e a memorização foram bastante utilizados enquanto recursos pedagógicos. O processo de passagem de uma pedagogia tradicional para uma pedagogia moderna, parece não se tratar de um processo linear, há avanços e retrocessos, permanências e descontinuidades.
PALAVRAS CHAVE: História das Instituições Educativas. Arquivo Escolar. Memória.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

