OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v5i2.6810Resumo
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar os benefícios da música na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo e social de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Básica. A pesquisa concretizou-se por meio de estudos teóricos, tendo como principais autores Araújo, Solidade e Leite (2018), Brandalise (2013), Chiarelli e Barreto (2005), Mantoan (2003) e Silva e Silva (2018). Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores, sendo dois pedagogos com especialização em Educação Especial, um pedagogo com pós-graduação em Educação Especial e em Psicopedagogia Clínica e Institucional e um professor de música com especialização em Educação Musical. A partir disso, buscou-se identificar os benefícios da música no processo de ensino-aprendizagem; verificar as possibilidades do pedagogo trazê-la para a sala de aula e investigar o auxílio da mesma no processo de inclusão de alunos com autismo no ambiente escolar. De acordo com os estudos realizados, foi possível concluir que a música traz inúmeros benefícios para os educandos com TEA, como estímulo a criatividade, memória, concentração, raciocínio, desenvolvimento lógico, coordenação motora, comunicação e socialização. Porém, há cuidados que devem ser tomados devido à sensibilidade auditiva dessas crianças; contudo, o trabalho com música pode auxiliar e muito no processo de inclusão de alunos com autismo, pois proporciona uma melhora na comunicação e interação social, melhorando assim, o relacionamento do aluno com autismo com todos os integrantes da comunidade escolar. Traz também benefícios para o processo de ensino e aprendizagem, auxiliando assim a incluí-lo plenamente na sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Autismo. Música. Desenvolvimento. Aprendizagem. Inclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.