O CONCEITO DE FRAÇÃO POSICIONAL E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO MODO DAVYDOVIANO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v5i2.6818Resumo
RESUMO: A presente pesquisa traz como centralidade o estudo do conceito de frações posicionais e suas insidências nas operações de adição e de subtração. Seu objetivo é estudar o modo davydoviano de organização de ensino para os referidos conceitos matemáticos, que traz/tem como pressuposto o desenvolvimento do pensamento teórico. Com isto, surge o problema: Como é organizado o ensino do conceito de frações posicionais na proposta davydoviana? Trata-se de um estudo qualitativo de natureza bibliográfica. Para tanto, adota como base empírica de análise as tarefas do livro didático russo do 6° ano (GORBOV, et al., 2016), articulada com a fundamentação na Teoria Histórico-Cultural e do Ensino Desenvolvimental. No processo de análise, levou-se em consideração o movimento conceitual em três níveis: o sistema de dígito, as frações posicionais propriamente ditas e operações (adição e subtração). Em cada um deles, a referência foi tarefas que os caracterizassem, além de explicitar a possibilidade de colocar os estudantes em situação investigativa, pois cada uma delas cria necessidade para suas resoluções e identificação de relações conceituais. O estudo apresenta evidências de que, no modo davydoviano de organização do ensino, o conceito de fração posicional, bem como das operações de adição e subtração, é abordado a aprtir da base genética: a relação entre grandezas com representação em diversas bases. Portanto, os números com vírgula são estudados não só em sua representação decimal, mas nos diferentes sistemas numéricos.
PALAVRAS-CHAVE: Organização do Ensino, Fração Posicional, Sistemas Numéricos, Grandeza.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.