PERCEPÇÕES, SENTIMENTOS E EMOÇÕES DE PROFESSORES FRENTE AO PROCESSO DE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v5i3.6889Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções, os sentimentos e as emoções vivenciados pelos professores frente ao processo de inclusão dos alunos com deficiência. Embora tradicionalmente tenha sido dada mais atenção aos aspectos cognitivos, também é importante compreender como os aspectos emocionais influenciam a prática docente. Sendo assim, foram delineados os objetivos específicos: apresentar as percepções e os sentimentos descritos pelos professores sobre como é atuar no contexto da inclusão, descrever as principais emoções vivenciadas na atuação do professor diante da inclusão escolar, identificar como as emoções e sentimentos dos professores sobre a inclusão podem interferir em sua atuação e apontar quais fatores podem ser considerados motivacionais e/ou desmotivadores para atuarem neste contexto. A pesquisa é de abordagem qualitativa e o instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada, da qual participaram três (3) professores regentes e dois (2) segundos professores que atuam em uma instituição de ensino da rede estadual no município de Criciúma/SC. Os resultados mostraram a presença de diversas emoções/sentimentos, tanto em relação ao trabalho pedagógico como em relação ao atendimento aos alunos com deficiências. Entre eles, destacam-se a impotência, o medo, a insegurança, a angústia e o desamparo. Em geral, os professores referem-se à falta de preparo e condições para realizar o trabalho dentro da perspectiva inclusiva. Também foram relatadas emoções/sentimentos como amorosidade, empatia e solidariedade, estabelecidos na criação do vínculo com o aluno.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.

