PEDAGOGIA HOSPITALAR: AS CONTRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO JUNTO À EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA HOSPITALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.18616/rsp.v7i2.8257Resumo
: A Pedagogia Hospitalar manifestou-se por volta da década de 30, na Europa e mais tarde nos Estados Unidos. Os primeiros registros do pedagogo hospitalar ocorreram pela necessidade do atendimento educacional às crianças que encontravam-se em instituições como orfanatos e asilos. No início do século XX, tiveram as primeiras evidências da escolarização em ambientes de saúde no Brasil e o reconhecimento pelos órgãos públicos brasileiros. Este estudo teve como objetivo compreender, reconhecer e constatar o papel do pedagogo no processo de desenvolvimento da criança hospitalizada e suas contribuições junto à equipe multidisciplinar. A pesquisa, caracterizada como qualitativa de abordagem exploratória, buscou os dados empíricos utilizando como instrumento, a entrevista semiestruturada com duas pedagogas de um hospital da região metropolitana do estado de Santa Catarina. Os dados foram interpretados utilizando-se dos princípios da análise de conteúdo de Bardin (2011) e achados de Fernández (2001); Freire (1996), Libâneo (1999), Papalia, Olds, Feldman (2013), Fontes (2005), Souza (2021) e outros. As conclusões apontam que a atuação do pedagogo hospitalar vem ao encontro da necessidade de proporcionar à criança hospitalizada uma vivência articulada e significativa entre o saber do cotidiano do paciente e o saber científico. Através de processos como a escuta pedagógica e dialógica do paciente/ aluno e família junto a equipe multidisciplinar é possível realizar um atendimento humanizado no desenvolvimento integral, naquele momento crítico na vida da criança hospitalizada. PALAVRAS CHAVE: Pedagogia hospitalar. Criança hospitalizada. Equipe Multidisciplinar
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro (amos) que a pesquisa descrita no manuscrito submetido está sob nossa responsabilidade quanto ao conteúdo e originalidade, além de não utilização de softwares de elaboração automática de artigos. Concordamos ainda com a transferência de direitos autorais a Revista de Extensão da Unesc.
Na qualidade de titular dos direitos autorais relativos à obra acima descrita, o autor, com fundamento no artigo 29 da Lei n. 9.610/1998, autoriza a UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense, a disponibilizar gratuitamente sua obra, sem ressarcimento de direitos autorais, para fins de leitura, impressão e/ou download pela internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela UNESC, nas seguintes modalidades: a) disponibilização impressa no acervo da Biblioteca Prof. Eurico Back; b) disponibilização em meio eletrônico, em banco de dados na rede mundial de computadores, em formato especificado (PDF); c) Disponibilização pelo Programa de Comutação Bibliográfica – Comut, do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia.
O AUTOR declara que a obra, com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, é de sua exclusiva autoria, portanto, não consiste em plágio. Declara-se consciente de que a utilização de material de terceiros incluindo uso de paráfrase sem a devida indicação das fontes será considerado plágio, implicando nas sanções cabíveis à espécie, ficando desde logo a FUCRI/UNESC isenta de qualquer responsabilidade.
O AUTOR assume ampla e total responsabilidade civil, penal, administrativa, judicial ou extrajudicial quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da obra.